Sistemas de Display Integrados
Os sistemas de display integrados representam um avanço significativo na aviônica moderna, combinando coleta de dados, processamento rápido e interfaces de exibição em telas digitais. Esses sistemas substituem os instrumentos analógicos tradicionais, proporcionando maior eficiência e confiabilidade.
Gerações de Sistemas de Display
- Segunda Geração:
- Utilizados em aeronaves fabricadas nos anos 1990 e início do século XXI.
- Incluem PFD (Primary Flight Display), ND (Navigation Display) e MFD (Multifunction Display).
- Configurações típicas:
- Dois PFDs (um para piloto e outro para copiloto).
- Um ou dois NDs e MFDs para informações de navegação e listas de verificação.
- Benefícios:
- Integração Automática: Em caso de falha, os sistemas se reconfiguram automaticamente para priorizar informações críticas.
- Redundância: Reduz a necessidade de instrumentos eletromecânicos de reserva.
- Exibição Gráfica Avançada: Permite sobreposição de planos de voo, radar meteorológico e mapas.
- Terceira Geração:
- Usados em aeronaves mais modernas como Boeing 787, Airbus A380 e pequenos aviões como o Cirrus SR20.
- Características:
- Displays maiores e mais leves.
- Menor consumo de energia.
- Maior Integração: Redução do número de instrumentos eletromecânicos.
- Exemplos:
- O Cirrus SR20 usa um sistema da Garmin com dois LCDs de 12 polegadas para PFD e MFD, conectados a unidades de aviônica integradas (IAUs).
- Conexões incluem Ethernet, RS-232, RS-485 e ARINC 429 para comunicação entre sensores, processadores e displays.
Vantagens dos Sistemas de Display Integrados
- Segurança Operacional: Melhor redundância e reconfiguração automática em caso de falhas.
- Flexibilidade: Permite configurações de exibição personalizadas, adaptando-se às necessidades específicas de operação.
- Atualização de Software: Muitos sistemas modernos, como os da Garmin, permitem atualizações de software via cartões SD ou internet.
- Compactação: Integração em pequenas aeronaves com sistemas como EFBs (Electronic Flight Bags), que substituem mapas e cartas de voo tradicionais.
Exemplo de Configuração em Cabines de Aeronaves
- Boeing 757 e aeronaves similares:
- Seis displays organizados horizontalmente: dois PFDs, dois NDs e dois displays EICAS no centro do painel.
- Cirrus SR20:
- Displays PFD e MFD conectados por Ethernet, processando dados de voo, motores e navegação com suporte de IAUs.
Os sistemas de display integrados são essenciais para aumentar a eficiência operacional, reduzir o peso e oferecer maior flexibilidade para pilotos e equipes de manutenção. Eles simbolizam a transição contínua para uma aviação mais segura e tecnologicamente avançada.