Solução de Problemas em um Sistema de Alternador CC
Os sistemas de alternadores CC em pequenas aeronaves requerem diagnósticos cuidadosos e precisos para garantir sua funcionalidade e segurança. O processo de solução de problemas deve seguir as instruções específicas do manual de manutenção da aeronave e respeitar as características únicas dos sistemas aeronáuticos.
Passos Gerais de Diagnóstico
- Verificar a Excitação do Campo
- A tensão do alternador é controlada pela corrente de excitação no campo.
- Para isolar possíveis falhas no regulador de tensão, conecte diretamente a corrente de excitação do campo ao alternador, ignorando o regulador.
- Resultado esperado: Durante o acionamento do motor, o alternador deve produzir tensão e corrente elevadas.
- Sem tensão de saída: Indica defeito no alternador ou em seus circuitos relacionados.
- Medir a Tensão do Sistema
- A saída do alternador deve ser 2 a 4 V acima da tensão da bateria quando o sistema está operando normalmente.
- Procedimento:
- Meça a tensão entre o barramento principal e a massa.
- Resultados esperados:
- Tensão abaixo do esperado: Falha no sistema de carregamento ou nos circuitos relacionados.
- Desligar Equipamentos Sensíveis
- Antes de realizar testes como ignorar o regulador, desligue rádios e equipamentos eletrônicos sensíveis.
- Isso protege os componentes contra possíveis condições de sobretensão geradas durante o diagnóstico.
Cuidados e Recomendações
- Diferenças com Alternadores Automotivos
- Apesar das semelhanças, alternadores automotivos não são intercambiáveis com alternadores de aeronaves.
- Reguladores e alternadores automotivos não atendem aos padrões aeronáuticos e podem comprometer a segurança.
- Sempre utilize componentes aprovados pela FAA para substituições.
- Consultas ao Manual
- Cada sistema pode apresentar variações específicas. As instruções do fabricante devem ser seguidas para evitar erros no diagnóstico.
- Cuidado com Sobretensão
- Testes que envolvem a excitação direta do campo podem gerar sobretensão. Realize esses testes com precaução e somente conforme as recomendações do fabricante.
Exemplo de Diferenças (FAA Alert 63)
- O FAA Alert 63 destaca que alternadores de aeronaves são projetados para suportar:
- Ambientes de alta vibração.
- Altas temperaturas operacionais.
- Requisitos de certificação específicos para segurança.
Essas diferenças tornam inadequado o uso de componentes automotivos em aplicações aeronáuticas.