Tacômetro Eletrônico: Sensor de Rotação
O sensor de um tacômetro eletrônico em aeronaves consiste basicamente em uma bobina e um ímã permanente. Sua função principal é gerar pulsos elétricos que são proporcionais à velocidade de rotação do motor. Esse tipo de sensor opera segundo o princípio da indução eletromagnética, onde a variação do campo magnético próximo à bobina gera um sinal elétrico.
A amplitude do sinal de saída depende diretamente da posição da engrenagem em relação ao ímã. Quando um dente da engrenagem se aproxima do ímã, há um aumento no fluxo magnético que atravessa a bobina, resultando em uma corrente induzida maior e, consequentemente, um sinal de maior amplitude. Por outro lado, quando a distância entre a engrenagem e o ímã aumenta, o fluxo magnético diminui, gerando uma corrente induzida de menor intensidade e um sinal elétrico mais fraco.
Esse tipo de sensor é comumente utilizado em sistemas de indicação de rotação de motores, como no caso do motor Pratt & Whitney PW 115, para fornecer informações precisas sobre a rotação do eixo. Essa precisão é crucial para o monitoramento e controle do desempenho do motor durante o voo.