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Tacômetro Magnético

O tacômetro de tração magnética é amplamente utilizado em aeronaves modernas, devido ao seu baixo custo e confiabilidade. Ele opera de maneira semelhante a um velocímetro automotivo, empregando um ímã permanente que gira dentro do instrumento. O acionamento é feito por um cabo de aço flexível conectado ao motor, girando a metade da velocidade deste.

A principal componente interna é a concha de arrasto de alumínio ou cobre, que se movimenta cortando as linhas de fluxo geradas pelo ímã giratório. Embora o ímã não toque a concha, a interação gera correntes parasitas, criando um campo magnético proporcional à velocidade de rotação. Esse campo faz com que a concha gire contra a resistência de uma mola capilar, movendo o ponteiro que indica a rotação do motor no mostrador.

O ajuste do instrumento pode ser realizado movendo a âncora da mola capilar, porém, na prática, devido ao baixo custo, os tacômetros geralmente são substituídos em vez de reparados.

Adicionalmente, muitos desses instrumentos possuem um medidor de horas, semelhante a um odômetro, que registra o tempo de operação, sendo preciso apenas em uma velocidade específica, normalmente a de cruzeiro da aeronave. Cada modelo de tacômetro é calibrado de acordo com as especificações de cada aeronave, tornando a intercambialidade entre modelos pouco comum.

O cabo de acionamento, construído com fios de aço de mola e lubrificado com graxa grafitada, é um dos pontos mais suscetíveis a falhas. Excesso ou falta de graxa e dobras no cabo podem causar oscilações no ponteiro, afetando a precisão da indicação de rotação. Assim, a manutenção preventiva inclui verificar a lubrificação adequada e a integridade do cabo para assegurar o funcionamento correto do instrumento.