fbpx

Termômetro Resistência Elétrica

Os termômetros de resistência elétrica são instrumentos amplamente utilizados em aeronaves para monitorar a temperatura em pontos críticos, como ar do carburador, óleo e ar exterior. A operação desses dispositivos baseia-se na variação da resistência elétrica dos metais com a temperatura, característica que permite a medição precisa em uma faixa típica de -10 °C a +120 °C ou até -70 °C a +150 °C, dependendo da aplicação.

Os principais componentes de um termômetro desse tipo incluem: o indicador, o bulbo sensível à temperatura e o sistema de cablagem com plugues de conexão. O bulbo contém uma bobina feita de ligas metálicas como níquel ou manganês, protegida por um tubo metálico e equipada com conexões adequadas para inserção na aeronave.

O princípio de funcionamento está baseado no circuito ponte de Wheatstone. Neste circuito, a resistência do bulbo varia conforme a temperatura, desbalanceando a ponte e gerando uma corrente proporcional à variação de temperatura. O galvanômetro integrado ao circuito é calibrado para exibir a leitura em graus Celsius, com ajuste de zero para compensar variações na temperatura ambiente. Além disso, indicadores duplos estão disponíveis para aeronaves multimotores, permitindo a monitoração simultânea de dois sistemas.