Termopares em Manutenção
As fiações de “Cromel” e “Alumel” utilizadas em circuitos de sensores e indicadores possuem terminais de diâmetros distintos, evitando ligações errôneas. O termopar de compensação, essencial na medição de temperatura, deve ser cuidadosamente selecionado conforme a resistência ôhmica exigida por cada motor específico. A substituição desse componente exige a utilização de um modelo com o mesmo Part Number (P/N) e classe, assegurando compatibilidade e precisão de leitura.
Manter a calibração original do sistema é vital para evitar erros de indicação. Qualquer ajuste deve ser precedido de testes completos e inspeções detalhadas em busca de conexões defeituosas, corrosão e mau contato. A calibração do sistema é realizada com dois conjuntos de resistores variáveis, utilizando a equação Ri=8–2RcRi = 8 – 2Rc, onde RcRc representa a resistência comum, e RiRi a resistência individual para cada indicador.
Cada conjunto de resistores contém dois resistores em forma de bobinas de fio de cobre. A resistência desejada é ajustada alterando o comprimento do fio, encurtando-o ou substituindo-o pelo resistor de reserva. Os procedimentos de manutenção incluem testes detalhados de termopares, sensores e do sistema de indicação de T5. Para testes mais específicos, é necessária a remoção da seção de potência do motor.