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Teste e Manutenção de ELTs

Os Transmissores Localizadores de Emergência (ELTs) são dispositivos críticos para a segurança em situações de emergência aeronáutica. Para garantir sua operação confiável, a FAA estabelece diretrizes específicas para o teste e manutenção desses equipamentos.


Teste de ELTs

  1. ELTs de 121,5 MHz:
    • Devem ser testados no solo durante inspeções regulares da aeronave, como a inspeção anual ou de 100 horas.
    • Horário e Duração:
      • O teste deve ser realizado nos primeiros 5 minutos de cada hora, para minimizar interferências com frequências de emergência.
      • O teste é limitado a três varreduras de áudio.
    • Procedimento:
      • Sintonize o rádio de comunicação da aeronave em 121,5 MHz.
      • Ative o ELT e ouça o tom de áudio nos alto-falantes ou fones de ouvido da aeronave.
  2. ELTs de 406 MHz:
    • Possuem função de autoteste, que envia um sinal especial para o sistema Cospas-Sarsat.
    • Algumas unidades combinam frequências de 406 MHz e 121,5 MHz, sendo necessário testar a frequência de 121,5 MHz como descrito acima.
    • Procedimento de Autoteste:
      • Ative o autoteste seguindo as instruções do fabricante, geralmente por 1 minuto.
      • Retorne o controle para a posição ARM.
      • Confirme o sucesso do autoteste:
        • Usando serviços via web que registram o teste no sistema Cospas-Sarsat.
        • Verificando luzes indicadoras na unidade.
        • Utilizando equipamentos específicos para monitorar a transmissão do identificador digital da aeronave.
  3. Registro do Teste:
    • Todo autoteste bem-sucedido deve ser registrado nos documentos de manutenção da aeronave.

Manutenção de ELTs

  1. Troca de Baterias:
    • As baterias devem ser substituídas conforme a data de validade estampada na unidade:
      • 121,5 MHz: Troca a cada 2 anos.
      • 406 MHz: Troca a cada 6 anos.
    • Se a data de validade não estiver claramente marcada, a bateria não é considerada aeronavegável.
  2. Inspeção Física:
    • Verificar periodicamente a antena e a montagem do ELT.
    • Garantir que o ELT esteja firmemente fixado à aeronave, especialmente em áreas menos propensas a danos durante acidentes (como a cauda ou fuselagem traseira).
  3. Conformidade Regulamentar:
    • A operação e manutenção dos ELTs devem seguir as diretrizes da FAR Part 91.52 e os dados do fabricante.

Resumo

  • Testes Regulares: Garantem a operação satisfatória e a prontidão do ELT em situações de emergência.
  • Manutenção Preventiva: Inclui troca de baterias e inspeção física, evitando falhas operacionais.
  • Documentação: Todos os testes e serviços devem ser devidamente registrados, mantendo a conformidade com as regulamentações.

A manutenção e os testes adequados dos ELTs são fundamentais para a segurança em voo e para assegurar que as operações de busca e resgate possam ser realizadas de maneira eficaz e rápida em caso de emergência.