Tipos de Velocímetros
Tipos de Velocímetros
Existem três categorias principais de velocímetros usados em aeronaves, classificadas conforme o princípio de funcionamento: de manômetro diferencial, mecânicos e térmicos (fio quente).
Velocímetros de manômetro diferencial medem a diferença entre a pressão dinâmica captada por um tubo de Pitot e a pressão estática ambiente, convertendo-a em uma leitura de velocidade no instrumento. Eles se subdividem em três tipos, dependendo do sistema de captação: tubo Pitot-estático, tubo de Venturi e tubos Venturi-Pitot. Esse tipo é o mais amplamente utilizado na aviação devido à sua precisão e confiabilidade.
Os velocímetros mecânicos são de dois tipos: rotativos e de deflexão. Os rotativos utilizam a rotação de palhetas expostas ao vento relativo para medir a velocidade. Já os de deflexão operam por meio de uma placa que, ao ser deslocada pela corrente de ar, deflexiona uma mola calibrada que indica a velocidade com base na resistência oposta.
Velocímetros térmicos (de fio quente) utilizam um fio aquecido exposto ao fluxo de ar. A velocidade é medida com base na taxa de perda de calor do fio, que varia conforme a intensidade da corrente de ar.
Entre esses, os velocímetros de pressão diferencial tipo Pitot são os mais estudados e amplamente empregados em aeronaves devido à sua eficiência na medição de velocidade em diversas condições de voo.