Tratamento Térmico dos Rebites de Liga de Alumínio
Os rebites de ligas de alumínio são categorizados e utilizados de acordo com as especificações das ligas e suas propriedades mecânicas. Abaixo está um detalhamento do tratamento térmico e das aplicações dessas ligas.
Ligas de Rebites e Aplicações
- Liga 1100: Utilizada diretamente após retirada das embalagens, indicada para chapas de alumínio onde baixa resistência é suficiente.
- Liga 5056: Similar à 1100 em uso imediato, mas é aplicada em chapas de ligas alumínio-magnésio.
- Liga 2117: Oferece resistência moderada e é pré-tratada termicamente pelo fabricante. Sua estabilidade permite uso imediato em rebitagem de chapas gerais, sendo amplamente empregada em construções aeronáuticas.
- Ligas 2017 e 2024: Altamente resistentes e tratadas termicamente antes da entrega. Em caso de envelhecimento térmico durante o armazenamento, necessitam novo tratamento térmico antes do uso.
Tratamento Térmico
O processo consiste em aquecer os rebites e resfriá-los rapidamente para obter características ideais:
- Liga 2017:
- Temperatura: 500-510 °C.
- Duração: 30 minutos.
- Resfriamento: Imediato em água fria.
- Uso: Devem ser instalados em até 1 hora após o tratamento.
- Liga 2024:
- Temperatura: 490-500 °C.
- Resfriamento: Imediato em água fria.
- Uso: Instalação dentro de 10-20 minutos após tratamento.
Ambas as ligas desenvolvem sua resistência máxima alguns dias após a instalação: 9 dias para a 2017 e 1 dia para a 2024.
Condições de Armazenamento
Manter os rebites refrigerados a 0 °C imediatamente após resfriamento preserva a maleabilidade por períodos mais longos.
Controle de Corrosão
Rebites devem ser anodizados antes do tratamento térmico para minimizar a corrosão intergranular.
Métodos de Tratamento
- Banhos de sal em recipientes cilíndricos.
- Fornos de ar com pequenas cestas.
Considerações Importantes
- Rebites que perdem a maleabilidade antes do uso precisam de retratamento térmico.
- Manter uma instalação precisa dentro dos intervalos de tempo especificados é crucial para garantir a qualidade e resistência mecânica das junções rebitadas.
Esta abordagem garante a funcionalidade e longevidade das estruturas rebitadas, especialmente em aplicações aeronáuticas que demandam alta precisão e confiabilidade.