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Treinamento com VOR

A navegação aérea utilizando o sistema VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) é um dos métodos mais comuns para conduzir uma aeronave com precisão. Durante o treinamento prático, são realizados exercícios para familiarizar o piloto com as indicações do equipamento, seja aproximando-se ou afastando-se de uma estação VOR.

O procedimento envolve:

  1. Centralização do CDI (Course Deviation Indicator): O OBS (Omni-Bearing Selector) é ajustado até que a barra do CDI fique centralizada. Isso indica o curso a ser seguido para voar diretamente em direção ou afastar-se do VOR.
  2. Interpretação do Indicador TO/FROM: Após centralizar o CDI, o indicador TO/FROM define a relação com o VOR:
    • TO: A aeronave está se aproximando da estação VOR.
    • FROM: A aeronave está se afastando.
  3. Correção de Rota: Durante o voo, desvios são corrigidos reajustando o OBS, centralizando novamente o CDI, e ajustando a proa conforme necessário para manter o curso desejado.

Exemplos Práticos:

Aproximação (Curso TO):

  1. Ajuste do NAV1 ou NAV2 para a frequência do VOR.
  2. Seleção no OBS do curso que centralize o CDI com indicação TO.
  3. Correções de rota são realizadas, ajustando o OBS e a proa conforme o CDI desvia, até estabilizar o voo em direção à estação.

Afastamento (Curso FROM):

  1. O procedimento é similar, mas o OBS é ajustado para um curso que centralize o CDI com indicação FROM.
  2. Correções são feitas de forma contínua até estabilizar o voo no curso de afastamento.

Estes passos ensinam ao piloto a interpretar as informações do equipamento e ajustar o voo conforme os desvios, garantindo maior precisão na navegação por instrumentos.