Unidades de Controle Eletrônico
Em aeronaves modernas, as Unidades de Controle Eletrônico (LRUs) desempenham funções críticas no monitoramento, teste e regulação de diversos sistemas elétricos. Essas unidades são computadores compactos, projetados para tarefas específicas, e oferecem a vantagem de rápida remoção e instalação, reduzindo significativamente os tempos de manutenção e aumentando a eficiência operacional.
Entre as LRUs mais utilizadas, destaca-se o Computador de Manutenção Central (CMC), que gerencia diagnósticos e armazena dados de manutenção. Já a Unidade de Controle do Gerador (GCU) e a Unidade de Controle da Potência de Massa (GPCU) monitoram e regulam o fornecimento de energia elétrica.
O Computador de Gerenciamento de Empuxo (TMC) analisa parâmetros do motor e controla as solicitações de potência, otimizando o empuxo. O Computador de Gerenciamento de Voo (FMC) integra dados de voo e controla superfícies primárias e secundárias, como estabilizadores, lemes direcionais, spoilers e freios aerodinâmicos, contribuindo para funções de piloto automático.
Os sistemas EICAS (Engine Indicating and Crew Alerting System) e ECAM (Electronic Centralized Aircraft Monitoring, em aeronaves Airbus) monitoram parâmetros dos motores e sistemas, apresentando informações cruciais à tripulação. Eles utilizam telas dedicadas para exibir dados de status, alertas e avisos de emergência. No caso do EICAS, essas informações são exibidas por tubos de raios catódicos (CRTs) ou telas digitais modernas.
Essas unidades de controle são essenciais para a operação segura, eficiente e monitorada das aeronaves comerciais, fornecendo suporte avançado tanto para tripulações quanto para equipes de manutenção.