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No sistema de lubrificação de aeronaves, diferentes tipos de válvulas controlam o fluxo de óleo, garantindo o funcionamento eficiente do motor e a proteção contra danos. A seguir, são descritos os principais tipos de válvulas e suas funções:

1. Válvula Unidirecional
Esta válvula permite o fluxo de óleo em apenas um sentido, bloqueando o retorno do fluido. O mecanismo consiste em uma esfera mantida por uma mola. O óleo flui no sentido normal ao exercer pressão suficiente para deslocar a esfera, enquanto o fluxo reverso é impedido. Também conhecida por diferentes nomes conforme a aplicação no sistema, esta válvula é fundamental para assegurar a direção correta do fluxo.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

2. Válvula de Alívio ou Reguladora de Pressão
Essa válvula mantém a pressão do óleo dentro de um limite pré-determinado. Quando a pressão na saída da bomba excede o valor especificado, a mola interna cede, abrindo a passagem e reduzindo a pressão no sistema. Este mecanismo previne danos aos componentes do motor devido à sobrepressão.

3. Válvula de Contorno ou “Bypass”
Em caso de obstrução de um componente, como o filtro de óleo, a válvula de contorno permite que o óleo desvie do filtro, evitando o bloqueio total do sistema de lubrificação. Quando a pressão da bomba aumenta devido à obstrução, a esfera da válvula é empurrada, permitindo o fluxo alternativo.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

4. Válvula Termostática
Usada para controlar o percurso do óleo em função de sua temperatura, essa válvula assegura que o óleo frio não passe pelo radiador, acelerando seu aquecimento inicial. Quando o motor está frio, o elemento termossensível contrai, criando um atalho para o óleo retornar diretamente ao motor. Com o aumento da temperatura, o elemento termossensível expande, bloqueando o atalho e direcionando o óleo pelo radiador para resfriamento.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa