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As velas de ignição são componentes críticos em motores de combustão interna, com a função de transformar a energia elétrica de alta voltagem em energia térmica para provocar a ignição da mistura ar-combustível. Elas possuem um eletrodo central, que recebe alta tensão da bobina, e um ou mais eletrodos-massa, conectados ao corpo da vela. A faísca gerada salta pelo pequeno espaço entre esses eletrodos para iniciar a combustão. Se houver contato entre os eletrodos, ocorre um curto-circuito, inutilizando a vela.

Tipos de Velas

  1. Vela Comum e Blindada
    • A vela blindada é usada em aeronaves com sistemas de rádio, para minimizar a emissão de ruído eletromagnético. Essa blindagem metálica envolve completamente a vela.
  2. Velas Frias e Quentes
    • Vela quente: Possui um eletrodo central com longo caminho para dissipação de calor, dificultando o resfriamento e aumentando o risco de pré-ignição.
    • Vela fria: O calor percorre um caminho curto, facilitando o resfriamento, mas tem maior tendência a se contaminar com óleo e resíduos como carvão e compostos de chumbo.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Características Gerais

  • A escolha do tipo de vela é essencial e deve seguir as recomendações do fabricante do motor. Velas inadequadas podem causar problemas operacionais, como pré-ignição (em velas muito quentes) ou falhas de ignição devido a resíduos (em velas frias).
  • Para motores aeronáuticos, o uso de velas blindadas é obrigatório em razão das exigências de compatibilidade eletromagnética.