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Tema: Sistema VOR

O VOR (Very High-Frequency Omnidirectional Range) é um sistema de navegação aérea amplamente utilizado devido à sua precisão e alcance. Desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1940 e adotado pela ICAO em 1960, o VOR opera na faixa de frequência VHF entre 108.0 e 117.95 MHz, abaixo das frequências usadas na comunicação aérea.

Características principais

  • Vantagens sobre o NDB:
    1. Maior precisão.
    2. Eliminação de efeitos noturnos devido à frequência VHF.
    3. Menor suscetibilidade a interferências elétricas e atmosféricas.
  • Limitações: O alcance do VOR depende da linha de visada, sendo influenciado pela altitude da aeronave e características do relevo. Quanto mais alto o voo, maior a distância de recepção.

Utilização na navegação aérea

O VOR é essencial para:

  • Navegação em rota, balizando aerovias.
  • Procedimentos de saída padrão (SID).
  • Procedimentos de aproximação de não precisão.

Contexto atual

Embora o VOR esteja sendo progressivamente substituído por sistemas de navegação por satélite (como o GNSS) nos voos IFR, ele continua vital para aeronaves que não possuem homologação para RNAV. A FAA já estuda a desativação gradual dos VOR nos próximos anos, mas a transição ainda depende do avanço e confiabilidade total dos sistemas de navegação por satélite.