Tema: Sistema VOR
O VOR (Very High-Frequency Omnidirectional Range) é um sistema de navegação aérea amplamente utilizado devido à sua precisão e alcance. Desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1940 e adotado pela ICAO em 1960, o VOR opera na faixa de frequência VHF entre 108.0 e 117.95 MHz, abaixo das frequências usadas na comunicação aérea.
Características principais
- Vantagens sobre o NDB:
- Maior precisão.
- Eliminação de efeitos noturnos devido à frequência VHF.
- Menor suscetibilidade a interferências elétricas e atmosféricas.
- Limitações: O alcance do VOR depende da linha de visada, sendo influenciado pela altitude da aeronave e características do relevo. Quanto mais alto o voo, maior a distância de recepção.
Utilização na navegação aérea
O VOR é essencial para:
- Navegação em rota, balizando aerovias.
- Procedimentos de saída padrão (SID).
- Procedimentos de aproximação de não precisão.
Contexto atual
Embora o VOR esteja sendo progressivamente substituído por sistemas de navegação por satélite (como o GNSS) nos voos IFR, ele continua vital para aeronaves que não possuem homologação para RNAV. A FAA já estuda a desativação gradual dos VOR nos próximos anos, mas a transição ainda depende do avanço e confiabilidade total dos sistemas de navegação por satélite.