Em aeronaves de pequeno porte o sistema de trem de pouso consiste basicamente de três rodas, duas principais localizadas em cada lado da fuselagem próximas à asa, e uma roda de direção localizada na parte traseira ou dianteira da aeronave.

Analisaremos a seguir a classificação do trem de pouso quanto a disposição da roda de direção e a mobilidade do trem de pouso.

Classificação quanto à disposição da roda de direção Com relação à disposição da roda de direção podemos classificar o trem de pouso como:

– convencional
– triciclo
Convencional: nesta configuração as rodas do trem de pouso principal ficam localizadas a frente do centro de gravidade (CG) e suportam praticamente todo o peso da aeronave. A roda de direção fica localizada na cauda.

Atualmente são poucas as aeronaves que utilizam este tipo de configuração, uma vez que são inúmeras as desvantagens, veja:

– dificuldade no controle direcional do avião no solo
– limitação da visibilidade do piloto durante o controle do avião no solo
– maior propensão a pilonar devido à localização do CG

Triciclo: nesta configuração as rodas do trem de pouso principal ficam localizadas atrás do centro de gravidade (CG). A roda de direção fica localizada próximo ao nariz do avião.

Esta é a configuração mais utilizada atualmente por proporcionar várias vantagens à operação da aeronave, veja:

– maior controle direcional no solo
– maior poder de atuação dos freios das rodas
– melhor visibilidade ao piloto durante o controle do avião no solo
– baixa propensão a pilonar

Classificação quanto à mobilidade do trem de pouso Com relação à mobilidade podemos classificar o trem de pouso como:
– fixo
retrátil
escamoteável