Uma causa comum de falha de circuitos é o chamado curto-circuito.

O curto-circuito existe quando um contato acidental entre condutores permite que a corrente volte à bateria através de um caminho mais curto, de baixa resistência, como mostrado na Figura.

Podemos pensar no curto-circuito como um problema que ocorre quando a corrente toma um “atalho” de volta à fonte de potência, o que causa um fluxo de corrente excessivo.

Essa falha pode ser prevenida pela verificação do bom estado do isolamento de todos os fios e a confirmação de que são fortes o suficiente para suportar a tensão da fonte de energia.

Além disso, todos os fios devem ser presos adequadamente com braçadeiras isoladas e outros dispositivos para que não rocem contra qualquer estrutura e desgastem o material isolante.

O risco de um curto-circuito é que uma quantidade excessiva de corrente pode fluir através de porções limitadas do circuito, fazendo com que os fios se superaqueçam, emitam fumaça ou causem um incêndio.

Se o curto-circuito não é descoberto imediatamente, os fios provavelmente se aquecem demais e podem até derreter.

Muitos incêndios são causados por curtos-circuitos, mas o risco é praticamente todo atenuado pela instalação de dispositivos protetores, como fusíveis ou disjuntores.

Diagrama esquemático de um curto-circuito.