Aproximação Sidestep
A manobra Sidestep é uma técnica utilizada em aviação que permite ao piloto realizar uma aproximação de precisão, como o ILS (Instrument Landing System), para uma cabeceira específica e, posteriormente, em condições visuais, ajustar-se para pousar em outra cabeceira paralela. Isso é comumente solicitado pelo controle de tráfego aéreo para otimizar as operações aeroportuárias.
Exemplo prático ocorre no aeroporto de Congonhas, onde aeronaves menores, após se aproximarem pela pista 17R, podem ser direcionadas visualmente para a pista 17L, liberando a principal (17R) para pousos e decolagens de aeronaves comerciais maiores. Essa manobra também é usada em situações imprevistas, como quando uma pista se torna impraticável devido a um obstáculo, exigindo que a aeronave prossiga visualmente para outra pista paralela, se possível.
Embora não seja limitada a aproximações ILS, o Sidestep requer que o piloto esteja ciente das condições visuais antes de iniciar a transição entre cabeceiras. É uma operação segura e eficiente, mas depende da capacidade do piloto de identificar visualmente a pista de destino e da sua habilidade em reagir rapidamente às instruções do controle de tráfego aéreo.