fbpx

Os transistores NPN, compostos por camadas de materiais semicondutores, desempenham um papel essencial na amplificação e comutação de sinais. Em circuitos com este tipo de transistor, o emissor é polarizado diretamente, enquanto o coletor é polarizado reversamente. Quando um pequeno sinal é aplicado à base, altera-se a corrente que flui entre o emissor e o coletor. Essa modulação permite amplificar o sinal, uma vez que uma pequena variação na corrente da base provoca uma significativa alteração na corrente do coletor.

No amplificador de base comum, a base serve como ponto comum para os circuitos de entrada e saída, demonstrando alta eficiência na transferência de sinais. Já no amplificador de emissor comum, frequentemente comparado a válvulas triodo, o emissor funciona como um catodo, a base como grade e o coletor como uma placa. Esse tipo de circuito amplifica o sinal, invertendo sua fase em 180°, o que significa que a saída está fora de fase com a entrada. Ele é amplamente utilizado devido ao alto ganho de amplificação que proporciona.

Em relação às polaridades, um transistor PNP pode ser usado no lugar de um NPN com a inversão correspondente das fontes de alimentação. Assim, o funcionamento básico, embora inverso em termos de fluxo de corrente, mantém-se análogo na estrutura geral do circuito.