Inibidores de corrosão são usados como uma reposição superficial para evitar ou parar um processo corrosivo onde esse processo esteja comprometido.
Alguns tem a característica de penetrabilidade em pequenas fendas expelindo a água ou umidade.
Deste modo ele pode penetrar entre chapas ou entre furos e fixadores, onde o acabamento possa estar comprometido.
Faça uma análise da área onde o seu avião opera, para usar o protetor apropriado indicado pelo manual de manutenção e seguir o programa de aplicação para certificar-se que o protetor é o ideal.
Temos outras opções de inibidores que se adequam a cada situação.
Esses dados são genéricos. Ele não aborda uma situação especificamente assim como não serve para todas as situações. É apenas um guia para nos familiarizarmos com o processo de minimizar o processo de corrosão.
Os assuntos abordados neste post são baseados no manual Boeing Process Specification BAC5877. Referência do SOPA 20-00-00 quanto a lista de nomes e endereços todos os vendedores.
Exemplo de protetor indicado no manual de manutenção:
1.Inibidor de Corrosão BMS – 3-23
Este é um composto orgânico de material base não inflamável no solvente para se torna fluído. Ele não contém silicone. O produto pode ser aplicado por mergulho com pincel ou spray.
O produto após aplicado evapora-se rapidamente deixado uma fina camada cerosa sobre a superfície do material.
A cobertura de LPS não é removida com facilidade, porém as superfícies que são frequentemente lavadas deverão sofrer uma reaplicação.
O intervalo das aplicações deverá ser feito em razão do local onde se encontra a aeronave.
- BMS 3-23 fica pegajoso e assim reterá material desnecessário. Nas áreas onde este material for aplicado ela deverá ser limpa frequentemente e mais inibidor anticorrosão deverá ser aplicado.
- O intervalo entre as aplicações dependerá da área do avião. Ver manual do programa de manutenção.
Tipos de BMS 3-23
- Tipo 1 – Forma uma película incolor transparente na qual pode ser vista somente com uma luz ultravioleta.
- Tipo 2 – Forma uma camada colorida que pode ser vista sem luz especial. LPS – 3 (V 66724) é um exemplo comum.
2. Inibidor de Corrosão BMS 3-26
Este composto orgânico de material não volátil em solvente para formar o fluído. Ele não contém silicone.
Este material pode ser mergulhado, pincelado ou aplicado com spray. Após a secagem, ele se torna transparente, mas com uma com uma película visível.
A área tratada secará para o toque após 24 horas. Esta película terá uma boa aderência, porém se a área for lavada a aplicação deverá ser repetida.
Tipos de BMS 3-26
- Tipo 1– Formar uma película média e contínua com um ponto de fusão no mínimo de 140º F.
- Tipo 2 – Formar uma película fina com um ponto de fusão mínimo de 200º F.
3. Inibidor de Corrosão BMS 3-29
É um produto orgânico de material base não volátil com solvente para formar o fluído. Ele não contém silicone. A sua aplicação pode ser por mergulho, pincel ou spray.
Após seco, formará uma película transparente, mas visível. A superfície coberta secará para o toque após 24 horas. A película terá uma boa aderência mas deverá ser reaplicada se a área for frequentemente lavada.
O BMS 3-29 pode ser substituído por duas camadas do BMS 3-26 sobre o BMS 3-23.
4. Inibidor de Corrosão BMS 3-35
Este material orgânico não volátil em solvente para formar o fluído. Ele não contém silicone. A sua aplicação pode ser feita por mergulho, pincel ou spray. Após a secagem teremos uma película transparente, porém visível. A superfície estará seca para o toque em 24 horas.
O produto tem uma boa aderência a superfície e não será removido muito fácil, porém se a área for constantemente lavada o produto deverá ser reaplicado.
Prevenção de Corrosão MIL-C-16173
Este é um material base não volátil no solvente para formar o fluído. A sua aplicação pode ser feita por pincel ou spray. Após a secagem, ele forma uma camada fina que pode ser removida facilmente com solvente.
Este produto nos dá uma proteção superficial a mais que o BMS 3-23 e 3-26. O produto da grade 1 nos dá uma película mais resistente, porém não tem as mesmas qualidades de penetração e de dispersão de água que o BMS 3-23 ou produtos inibidores de corrosão equivalente.
Tipos de MIL-C-6173
Grade 1 produtos que formam uma camada grossa como se fosse uma graxa. Esta camada é seca suficiente para ser tocada 4 horas. Mas ela não penetrará em fendas ou removerá a água ou umidade existente na área.
Grade 2 produtos que formam uma fina camada que permanece mole após a secagem. Este produto não remove a água.
Grade 3 forma uma película suave após a secagem. Ele removerá a expelirá a água.
Grade 4 forma uma película transparente. Esta película estará suficientemente seca para tocar em 4 horas e não estará pegajoso após 24 horas.
Grade 5 forma uma película na qual após seca mantém-se mole. Esta película pode ser removida com vapor a baixa pressão. Esse produto atua como repelente de água.
PRECAUÇÕES
A. Não aplicar ou deixar o inibidor de corrosão em contato com as almofadas térmicas. O inibidor diminui a sua propriedade de repelir água e aumenta a probabilidade de fogo nas almofadas de lã de vidro.
Se houver contato entre o inibidor e as almofadas siga as instruções do parágrafo 6.
AVISO: Quando misturado o inibidor e o oxigênio podem ser explosivos. Mantenha o inibidor longe dos sistemas de oxigênio.
B. Por esses produtos serem de hidrocarbonos, eles podem ser perigosos quando misturado com o oxigênio. Proteja todas as unidades do sistema de oxigênio de uma contaminação direta ou indireta destes produtos.
C. Não aplique o inibidor de corrosão nas áreas internas dos aviões comerciais. O inibidor aumenta as probabilidades de fogo destes materiais.
AVISO
Como precaução de segurança a fogo não use inibidor em qualquer superfície que terão temperaturas superiores a 500º F ou 260º C.
D. Proteja todas as áreas que atinja a uma temperatura a cima de 300º F em serviço e mantenha o inibidor longe destas áreas. Não aplique inibidor próximo do motor ou carenagem ou outras áreas de alta temperatura, ou onde selante anti fogo é usado.
As altas temperaturas podem causar a deterioração do inibidor. O inibidor pode gerar danos no selante. O inibidor pode ser usado em dutos e carenagens de fibra desde que as temperaturas não atinjam mais que 220º F.
AVISO
Os inibidores de corrosão possuem componentes inflamáveis. Não ponha ou use esses materiais próximo de fogo, circuitos elétricos ou qualquer outro tipo de situação onde possa ter risco de fogo.
O gás gerado é também inflamável. Tome as devidas precauções de segurança até o gás ser totalmente evaporado.
E. Proteja os conectores elétricos onde a contaminação de contos elétricos poderia ocorrer.
CUIDADO
As misturas usadas no inibidor são de gases hidrocarbonos que removem os lubrificantes dos componentes.
F. Proteja as roldanas, cabos de controle, dobradiças e outras superfícies móveis do contato com o inibidor. Não use o inibidor em rolamentos selados ou engraxados.
O inibidor de corrosão dissolve graxas e outros lubrificantes. Eles possuem propriedades de penetrabilidade e assim agindo entre o selante e o rolamento.
CUIDADO
Remova o excesso inibidor das partes móveis e mecanismos com um pano seco e limpo. Uma fina camada é suficiente para proteger contra a corrosão. Uma camada muito espessa poderia endurecer e congelar em baixas temperaturas e causando problemas para os sistemas dificultando a operação.
G. O inibidor de corrosão nos cabos de controle não é um bom procedimento para a manutenção conforme manual. Testes laboratoriais mostram que a vida útil dos cabos de comando é diminuída com a aplicação direta destes produtos. Mas um burrifada sobre os cabos quando da aplicação nas áreas periféricas da estrutura não representa um sério problema para a vida útil do cabo.
CUIDADO
Os inbidores de corrosão podem causar uma dilatação nas juntas e borracha de silicone.
H. Cuidado ao aplicar o inibidor nas juntas próximas das portas ou saídas de emergência, graxas dos rolamentos, braçadeiras com borracha para tubos e fiação. Não use inibidor nas hastes dos atuadores, porque ele compromete a selagem da junta hidráulica.
I. O inibidor de corrosão pode ser usado em reservatórios de tanque de combustível e nas paredes divisórias dos tanques.
J. Não aplique este produto sobre superfícies que devem mover livremente sobre outras superfícies, como as ligações, mecanismos, solenóides ou cabos de alimentação.
Alguns produtos secam e ficam livre para contato, mas se as superfícies entrarem em contato, a camada de inibidor aumenta com o atrito das partes ou cola as superfícies.
PREPARO DA SUPERFÍCIE
A. Uma superfície totalmente limpa não será necessária antes da aplicação do inibidor. O inibidor terá uma penetrabilidade maior nas uniões de chapas se houver uma boa limpeza. Os procedimentos para a limpeza são:
- (1) Secar a área remover a sujeira com um aspirador, pincel ou pano limpo.
- (2) Se a superfície estiver muito suja ou engraxada, limpar com BAC 5744 ou 5750 (Ref. SOPM 20-30-03). Não é preciso o uso de água quanto ao teste de limpeza.
APLICAÇÃO DO INIBIDOR
CUIDADOS
Os inibidores de corrosão são tão tóxicos quanto a querosene ou nafta alifático. Para proteção da pele, tome os mesmos cuidados que a querosene.
Quando usar o spray em áreas fechadas, uma concentração de vapor de 500 partes por milhão que é o máximo permitido para se trabalhar com segurança. Neste limite de concentração uma pessoa pode trabalhar até 8 horas.
Níveis de vapor maior que 500 PPM não são exatamente tóxicos, mas uma ventilação forçada seria necessária para manter um nível de segurança e de conforto.
Percloroetileno é um solvente preferido porque ele não é inflamável, mas é tóxico. Se for usado em uma área fechada uma ventilação forçada é obrigatória. Proteção de pele e máscara respiratória será necessária.
Generalidades
- (1) Compatibilidade: Por esses materiais serem normalmente hidrocarbonos, nova camada de um diferente inibidor pode ser aplicada sobre acamada anterior sem problemas.
- (2) Antes de aplicar o inibidor, deixe o fundo e o esmalte BMS 10-11, e o fundo BMS 10-103 de cura no mínimo 1 hora, e os outros primers e esmaltes na cura por 8 horas no mínimo.
- (3) Aplique uma camada úmida uniforme de inibidor com spray, pincel na espessura conforme tabela 1. Certifique se a espessura está padrão em todas as fendas, uniões, chapas sobre postas, para deixar o inibidor sob ação capilar. O equipamento usado para aplicação atua sob pressão diretamente nas lap ou joint para auxiliar na penetração.
- (4) Os limites de espessura mínimo das camadas são para certificar que a superfície esteja protegida contra corrosão. Os limites de espessura máxima são usados feitos para nos certificarmos que o inibidor usado não vai comprometer no peso do avião.
INIBIDOR DE CORROSÃO | ESPESSURA DA CAMADA |
BMS 3-23 | *(2) *(4) |
BMS 3-26 Type I | 0.001 – 0.003 |
BMS 3-26 Type I I | 0.004 – 0.006 |
BMS 3-29 | 0.003 – 0.0005 *(3) *(4) *(5) |
BMS 3-35 | *(2) |
MIL – C-16173, Grade I | 0.002 |
TABELA 1 – CAMADAS DOS INIBIDORES
*[1] A camada pode ter uma espessura máxima da tabela, desde que não bloqueie os drenos de passagem de fluídos.
*[2] Este inibidor não tem uma espessura mínima, porque uma quantidade grande suficiente é necessária para certificar-se que o inibidor penetrou em todas as fendas e uniões.
*[3] Se o inibidor BMS 3-29 é especificado como opcional do BMS 3-23, a camada da espessura BMS 3-29 será especificada conforme BMS 3-23.
*[4] A película pode ser fina
quando o inibidor for usado como uma base.
*[5] Se a superfície estiver mais de 45º, o inibidor BMS 3-29 fará uma película contínua. (5) Para o inibidor BMS 3-23, deixe-o sobre a superfície por 60 minutos no mínimo.
Após limpe o excesso onde ouve o acúmulo com uma gaze ou pano limpo. Para os inibidores BMS 3-26, BMS 3-29, BMS 3-35, e MIL – C 16173 não esfregue a superfície.
Deixe o inibidor secar principalmente se estiver em contato com outra superfície como por exemplo as almofadas fibra de vidro de isolação. Não aplique inibidor de corrosão na almofadas.
O inibidor em excesso diminui o efeito de eliminação de água e aumenta a probabilidade de fogo nas almofadas. Se o inibidor de corrosão entrar em contato com as almofadas, siga as instruções do parágrafo 6.
*[6] Faça com que a área tenha uma boa circulação de ar até que o solvente seja todo evaporado.
*[7] Remova as proteções que tenham sido usadas.
Aplicação por spray
- (1) Para o inibidor BMS 3-23, essa técnica formará uma película de 0.0003”.
- (a) A regulagem é feita para um galão por hora.
- (b) Mantenha a ponteira a uma distância máxima de 12” da superfície.
- (c) Aplicação do inibidor em uma cobertura de 15 a 20 pés quadrados por minuto.
- (2) Pode ser usada uma motolia com aerosol em uma ponteira de extensão. Mas esse processo não é recomendado pelo seu custo.
- (3) O método de aplicação preferencial usa um recipiente com pressão padrão com uma pistola operada com baixa operação (45 PSI)
- (4) Os acessos serão facilitados com o uso de acessórios como kits de extensão da pistola e adaptadores flexíveis de ponteiras.
- (5) Podemos usa um equipamento de ar padrão quando tivermos acesso suficiente que nos permita a aplicação de uma camada uniforme. Quando do uso de um spray, podemos usar as extensões apropriadas.
- (a) Remova e guarde o bico de ar.
- (b) Remova o fluído da ponteira. Solde o tubo de cobre de 1/8” para aumentar a extensão do tubo.
- (c) Para fazer a ponteira na extremidade do tubo, prenda na volta ponta do tubo com arame de 0.010.
- (d) Não conecte mangueira de ar na pistola de spray.
- (e) Spray com uma pressão de 20-30 PSI.
MATERIAL DE APOIO
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