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Descrição básica estrutural

Quanto a estrutura do Boeing 737 podemos dizer que é um avião com dois motores que estão colocados sob suas asas. Os motores estão presos em uma estrutura abaixo das asas (Pylon).

O Boeing 737 tem uma construção cantilever tanto nas asas como empenagem. A fuselagem é de construção semi-monocoque.

Estrutura semi-monocoque (adicional de reforços longitudinais)

Diferencça de asa cantilever e semi-cantilever

Projeto de Construção de Alta Resistência à Fadiga

Este projeto tem como objetivo de serviço para o B737 em torno de 75.000 ciclos. Para operações normais o avião foi projetado para uma vida útil de mais de 25 anos.

Prevenção de Corrosão

Anos de experiência e profundos estudos neste assunto nos conduziu à um ótimo desempenho estrutural. Estes estudos com o avanço da tecnologia dos materiais possibilitou aos operadores uma estrutura que resultasse em:

  • Corrosão mínima.
  • Período de serviço prolongado.
  • Menos custo de manutenção.

 FUSELAGEM

A fuselagem é uma estrutura semi-monocoque pressurizada. Os materiais principais da estrutura da fuselagem são de liga de alumínio.

As paredes de pressão dianteira e traseira da fuselagem formam um compartimento pressurizado.

As estruturas auxiliares que estão presas na fuselagem:

  • Radome
  • Carenagens da asa com fuselagem
  • Empenagem

ASA

A asa é uma estrutura de construção cantilever. A estrutura básica da asa é de construção de liga de alumínio. A asa tem as seguintes caracteristicas:

  • Armazenagem de combustível
  • Contém os componentes do sistema de combustível
  • Os pontos de fixação dos elementos que prendem o motores, trem de pouso e superfícies de controle.

As tampas de acesso aos tanques de combustível estão na parte inferior da asa.

ESTABILIZADORES

 Os estabilizadores vertical e horizontal são feitos de ligas de alumínio. O profundor e o leme são feitos de grafite.

 

MATERIAIS COMPOSTOS

 Algumas estruturas ou peças estruturais são feitas de materiais compostos. Algumas vantagens destes materiais são:

  • Alta resistência
  • Resistente à corrosão.
  • Aumentando a resistência à fadiga.
  • Diminuição de peso.

ABERTURAS DO AVIÃO

ESCADA DIANTEIRA

A escada dianteira é uma opção para o B-737. A escada é útil para situações onde o aeroporto não possui infra-estrutura para atender ao avião. O aeroporto não necessita de equipamento de terra para o embarque e desembarque de passageiros.

PORTAS EXTERNAS

As portas dos compartimentos de carga , serviço e entrada de passageiros dão acesso a todas áreas do avião.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

As saídas de emergência sobre as asas do Boeing 737 auxiliam na evacuação do avião.

A janela corrediça da cabine de comando abre para dar mais uma opção de abandono do avião em emergência.

As pessoas de resgate podem abrir a janela do lado direito do avião externamente.

PORTAS DA FUSELAGEM

Genalidades

As portas do avião são peças que fazem parte da sua estrutura primária. As portas que são do tipo tampão vedam sob a carga de pressurização.

O mecanismo de bloqueio mantém a porta fechado durante o processo de despressurização.

Os pinos de pressão das portas transmitem as cargas de pressão para a estrutura da porta durante o processo de pressurização.

Não há necessidade de novos materiais ou ferramentas para trabalhos de manutenção das portas.

O alinhamento da manete externa com a fuselagem reduz o arrasto.

As portas são operadas manualmente. As portas maiores possuem um mecanismo de contrapeso. Este reduz o esforço para abrir a porta.

PORTAS DE SERVIÇO E DE ENTRADA

As portas de entrada e serviço são abertas externamente. Elas tem as seguintes características:

  1. Mola de contra peso
  2. Mecanismo de bloqueio da dobradiça superior. Este mantém a porta aberta em tempo de vento forte.
  3. Janelas com uma fita laranja , indica que a escorregadeira está ativada.
  4. Escorregadeira para saída de emergência.

Certifique-se de que a escorregadeira não esteja armada antes de abrir a porta de passageiros e serviço. Isto evita danos pessoais ou no equipamento.

Quando as escorregadeiras estiverem armadas , a fita laranja de aviso é colocada no visor das portas.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

 As saídas de emergência estão sobre as asas e abrem internamente e tem as seguintes características: 

  • Construção de baixo peso.
  • Mecanismo de acionamento externo e interno de fácil operação.
Janela de Saída de emergência vista por dentro.

A janela corrediça da cabine de comando é a saída de emergência. A janela do lado direito tem comando operacional externo para emergência. 

PORTAS DOS COMPARTIMENTOS DE CARGA

 As portas dos compartimentos de carga dianteiro e esquerdo abrem para dentro do avião.

Elas tem um mecanismo de contra peso que e um sistema de bloqueio over center que facilita a operação.

PORTAS EXTERNAS

Portas dos compartimentos elétricos e eletrônicos

As portas destes compartimentos são corrediças quando abertas. Quando abertas , não obstruem o acesso a esses compartimentos.

Elas possuem um sistema de contra peso com ação de mola par auxiliar a operação.

Localização das porta do compartimento de carga dianteiro e trazeiro (em azul)

PORTA DO COMPARTIMENTO DOS EQUIPAMENTOS DIANTEIRO

Esta porta é aberta para dentro do avião e tem uma manete de bloqueio com ação de mola.

PORTA DA ESCADA DIANTEIRA

Esta porta é aberta para dentro do avião. Ela é acionada por um motor elétrico. Ela abre e fecha com a sequência de extensão e retração da escada.

LUZES DE AVISO DE PORTAS

Indicação e controle 

Uma luz ambar no P-5 superior mostra se há alguma porta desbloqueada.

Na maçaneta temos um mecanismo de bloqueio que é um micro switch ou sensor de proximidade para o sistema de aviso de portas.

Painel de indicação de pora do boeing 737 classic

A luz de indicação das portas do compartimento eletrônico é a mesma do compartimento dianteiro.

As tampas de acesso (como de reabastecimento de água ou ou combustível) podem ser incluídos no circuito de luzes de equipamento como uma opção.

MATERIAL DE APOIO

DOWNLOAD Manual: Estruturas Boeing 737 NG.

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1 Comentário

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  1. O seu comentário da estrutura ser monocoque deve ser melhorado. A fragilidade causada pelos espaços abertos na estrutura obriga o uso de “reforços” (a famosa pele de urso), as cargas do trem de pouso do nariz mais o ponto de apoio do macaco forçou o uso de uma “mesa”. Existem outras peculiaridades, boa pesquisa.
    Abraços.
    P. S… adorei a sua iniciativa.