Como selantes de aeronaves são usados

Algumas áreas da aeronave são vedadas ou seladas para suportar a pressurização do ar, evitar vazamento de combustível, evitar a passagem de gases ou prevenir contra corrosão. Todo o mecânico deve saber sobre selantes de aeronaves, por que independente da área provavelmente irá se deparar com essa atividade quer trabalhe em sistemas, aviônicos, motor ou estruturas.
Todo o mecânico deve saber sobre selantes de aeronaves, por que independente da área provavelmente irá se deparar com essa atividade quer trabalhe em sistemas, aviônicos, motor ou estruturas.
Neste artigo vamos disponibilizar informações sobre o uso de selantes em aeronaves.
Serão vistos termos técnicos dos processos de selagem, tempo de cura, aplicação e, de acordo com cada tipo de selante, onde o mesmo deve ser aplicado.
A maioria dos selantes de aeronaves consiste de dois ou mais ingredientes, em proporções adequadas, para se obter os melhores resultados.
Selantes Simples
Selantes simples são preparados pelo fabricante e vêm prontos para uso.
Selantes Compostos
Os selantes compostos exigem embalagens separadas para evitar que a cura, ou endurecimento, não aconteça antes da aplicação e são identificados como o composto selante base e o acelerador (catalisador). Qualquer alteração da proporção descrita reduzirá a qualidade do material.
Os selantes compostos são, geralmente, misturando-se porções iguais (por peso) da base e do catalisador.

Definições dos termos de selagem
As definições dadas a seguir facilitarão o entendimento dos conceitos básicos utilizados no emprego de selantes em aeronaves:
(a) Selagem absoluta: quando qualquer furo, rebite ou junção está selada para prevenir quanto a perdas de fluidos ou de pressão.
(b) Acelerador: agente que trabalha como catalisador (ativador) durante a secagem do selante.
(c) Tempo de aplicação: tempo que o selante dispõe para a execução do trabalho da selagem possibilitando o uso de espátulas, pistolas aplicadoras, trinchas, etc.
Após este tempo, que é específico para cada tipo de selante, o mesmo não deve ser mais aplicado.
(d) Tempo de toque: esta fase da selagem se dá quando o selante ainda não está totalmente curado (seco), mas já permite o toque sem se desprender da região em que o mesmo foi aplicado e não se prende à ferramenta apoiada sobre ele.
(e) Cura total: fase em que o tempo de secagem citado pelo fabricante do selante se esgota e a selagem está firme e totalmente aderida à região ou componente selado.
(f) Base do selante: esta é a maior parte das duas que compõe os selantes. A base é misturada ao agente acelerador antes da aplicação do selante.
Esta mistura é feita nas proporções citadas pelo fabricante do selante e não deve ser alterada para não diminuir a durabilidade da selagem, o que pode provocar perdas de combustível, pressurização ou permitir infiltrações nas aeronaves.
Precisão na preparação
A forma mais comum de preparo da mistura do agente catalisador e da base do selante é com o auxilio de uma balança de precisão ou por proporção.
Se uma mistura for feita de forma incorreta, poderemos ter uma perda de eficiência da selagem e provocar a perda de catalisador ou base porque ambos estão empacotados para consumo exato entre as partes.

Classificação de Selantes
Os selantes são separados em tipos e classes para definir o material e os métodos de aplicação.
Os traços subsequentes às classes dos selantes indicam o tempo mínimo de aplicação em horas para as classes A/B e o tempo mínimo de trabalho para a classe C.

Classes de Selantes
Classe A – Selantes que podem ser aplicados com pincéis. São ideais para regiões que necessitam de uma aplicação de camadas finas como durante as junções de chapas.
Classe B – Selantes que devem ser aplicados com espátulas de acrílico, pistolas apropriadas, etc.

Espátulas de nylon
Classe C – Selantes aplicados durante união de chapas.
Veja uma tabela completa de tipos de selantes e suas características
Tempo de Cura dos Selantes Tipos I e II
Os tempos citados na tabela 01 podem ser alterados de acordo com as modificações de temperatura e mudanças da umidade relativa do ar.
Os dados fornecidos pela tabela estão baseados em uma temperatura ambiente de 25 graus centígrados e umidade relativa do ar de 50%.
Os selantes tipos I e II podem ter suas curas (secagens) aceleradas com a elevação da temperatura ambiente e aumento da umidade relativa do ar.
Estes artifícios podem ser elaborados com aumento de circulação de ar aquecido não mais que 60 graus centígrados, próximo à região selada ou com o uso de lâmpadas de aquecimento, desde que não seja ultrapassada a temperatura mencionada.
stes artifícios podem ser elaborados com aumento de circulação de ar aquecido não mais que 60 graus centígrados, próximo à região selada ou com o uso de lâmpadas de aquecimento, desde que não seja ultrapassada a temperatura mencionada.
A vida útil da mistura varia de 30 minutos até 4 horas (dependendo da classe do selante), portanto ele deve ser aplicado o mais rápido possível ou guarde em refrigeração.

Aplicação dos Selantes de aeronaves
Para as aplicações de selantes devemos ter certeza que as superfícies a serem seladas estão livres de impurezas, umidade, graxas, óleos, etc.
O técnico que irá executar a selagem deverá utilizar luvas, máscara e demais equipamentos de proteção individual.
Se solicitado pelo fabricante da aeronave, deve ser feito pintura das regiões antes da selagem com primer epóxi, tomando cuidado para se certificar que houve uma adesão completa do primer epóxi antes da aplicação do selante.

Todos os procedimentos devem ser seguidos a fim de evitar surpresas desagradáveis como vazamentos.
Os procedimentos padrões estão normalmente descritos no capítulo 20, conforme ATA 100, dos manuais de manutenção das aeronaves.
Por vezes, se necessário, poderão ser utilizados selantes de cura rápida, para eliminação de pequenos vazamentos de pressurização ou combustível a fim de se disponibilizar uma aeronave no menor tempo possível (exemplo selante PS-860 classe B1/6).
Os selantes tipo I classe B (AMS-S-8802) são os únicos que podem ser utilizados para selagem de plásticos transparentes.
Durante a preparação dos plásticos transparentes a limpeza dos mesmos só poderá ser feita com Nafta tipo II.
*As informações contidas neste artigo foram adquiridas por pesquisas feitas em manuais de manutenção de aeronaves de asas rotativas e fixas.
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