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SIM, a maioria das grandes aeronaves fabricadas de metal usam rebites de alumínio na maioria de suas partes estruturais.

Então descubra por que e como eles são usados na aviação mundial.

Os rebites usados em uma aeronave não devem ser subestimados pelo seu tamanho e mesmo na maioria das vezes nem sejam vistos ou notados devido ao tamanho da aeronave, a engenharia aeronáutica pensou e calculou muito antes de decidir qual tipo de rebite deve ser colocado naquela estrutura em especial.

O que é um rebite?

O rebite é um pino metálico usado para manter duas ou mais peças de metal, chapas, placas, ou peças de material unidas; sua cabeça é formada em uma das pontas durante a fabricação.

A espiga ou corpo do rebite, é introduzida no orifício feito nas peças do material, e a ponta, é então, rebatida para formar uma segunda cabeça, para manter as duas peças seguramente unidas.

Eles são utilizados para prender ou fixar de forma segura chapas de metal, têm centenas de formatos específicos para determinadas aeronaves.

Instalação

Dois tipos principais de rebites usados em aeronaves

Para explicar objetivamente neste post podemos dizer que os rebites são divididos em dois grupos principais: rebite tipo sólido, o qual é rebatido usando-se uma barra encontradora e o tipo especial, o qual pode ser instalado quando o local não permite usar a barra encontradora ou ferro de encontrar.

Barra encontradora (ferro de encontrar)
Rebitagem de uma asa

Rebites sólidos – Universal

Também chamados de cabeca universal ou protuberante

Rebites sólidos – Escareado


Rebites sólido – cabeça universal (flush)

IDENTIFICAÇÃO DE REBITES DE AERONAVES:

Marcações são feitas nas cabeças dos rebites para classificar suas características.

  • As diferentes marcas indicam a composição dos rebites e de diferentes colorações identificam o tipo de camada de proteção usada pelo fabricante.
  • Estas marcações tanto podem ser de um ponto em relevo, 2 pontos em relevo, um ponto em depressão, um par de traços em relevo, uma cruz em relevo, um simples triangulo ou um traço em relevo. Alguns rebites não têm marcas na cabeça.

A designação para os tipos de cabeça são:

Universal;
Redonda;
Chata;
Escareada;
Lentilha (brazier).


Tipos de cabeça

Combate a corrosão

Se um rebite de cobre for cravado em uma estrutura de liga de alumínio, teremos 2 metais diferentes em contato um com o outro.

Dois metais diferentes em contato, um com o outro, na presença de umidade causa fluxo de corrente elétrica entre eles, formando sub-produtos. Isto resulta na deterioração de um dos metais.

Um rebite coberto com cromato de zinco é amarelo, um com superfície anodizada é cinza perolado; e, o com metal pulverizado é cinza prateado.

Coloração de banho

O material é utilizado na maioria dos rebites sólida é liga de alumínio.

Os rebites 1100, 2017-T, 2024-T, 2117-T e 5056 são os tipos mais disponíveis.

Os rebites “AD” (2117) são utilizados para todas as aplicações, exceto quando resistência adicional é requerida. Neste caso, são utilizados rebites “DD” (2024).

REBITES CEGOS OU ESPECIAIS 

Rebites cegos

Rebites cegos ou auto-cravação são usados quando você não pode acessar um dos lados da peça ou parte a ser fixada.

OS Rebites cegos são ocos, e, assim, mais fracos do que os rebites sólidos.
20-50% mais pesado do que um rebite sólido por causa da haste de aço.

São chamados de rebites especiais por que necessitam de ferramentas especiais para instalação; e especiais procedimentos de instalação e de remoção.

Veja a aplicação real dos rebites sólidos e cegos em um reparo.

Quer aprender mais sobre rebites aeronáuticos, veja esse vídeo abaixo:

Aula sobre rebites aeronáuticos

MATERIAL DE APOIO

Chapter 05 Aircraft Materials, Processes & Hardware

Reparos estruturais FAA (traduzido)

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