fbpx
Print Friendly, PDF & Email

PROJETO E CONSTRUÇÃO

Os principais componentes básicos de um motor alternativo (motor a pistão) aeronáuticos são: cárter, cilindros, pistões, bielas, válvulas, mecanismo de comando das válvulas e virabrequim. Na cabeça de cada cilindro estão as válvulas e as velas.

Uma das válvulas dá passagem para o sistema de admissão, a outra dá passagem para o sistema de escape.

Dentro cada cilindro há um pistão móvel ligado a um virabrequim por uma biela.

Partes básicas de um motor alternativo.

Partes

SEÇÕES DO CÁRTER

A base de um motor é o seu cárter. Ele contém os rolamentos nos quais o eixo de manivelas se apoia.

Além de auto sustentar-se o cárter deve prover um recipiente para o óleo de lubrificação, e tem que apoiar diversos mecanismos externos e internos do motor.

CILINDRO

É a parte do motor onde a carga combustível é admitida e queimada. Ele é feito de material resistente, leve e bom condutor de calor. O cilindro é constituído de duas partes o corpo e a cabeça.

CORPO DO CILINDRO

É geralmente feito de aço e possui externamente alhetas de resfriamento que aumentam a área de contato com o ar, a fim de eliminar o calor.

A parte interna é endurecida para reduzir o desgaste provocado pelo movimento do pistão.

Nos cilindros de liga de metal leve, o lado interno é formado por uma camisa resistente ao desgaste.

CABEÇA DO CILINDRO

Geralmente é feita da liga de alumínio, e nela são instaladas as válvulas e as velas de ignição.

As válvulas são instaladas dentro de guias de válvulas e suas cabeças assentam sobre anéis de metal resistente denominados sedes de válvulas.

Externamente a cabeça do cilindro possui alhetas de resfriamento. Em alguns motores não existem alhetas onde está a válvula de admissão, por que esta é resfriada pela própria carga combustível.

CÂMARA DE COMBUSTÃO 

É o espaço no interior do cilindro onde a mistura é queimada. Nos motores aeronáuticos, a câmara de combustão hemisférica (ou semi-esférica) é a mais utilizada.

PISTÃO ou ÊMBOLO

É uma peça de forma cilíndrica que desliza no interior do cilindro, servindo para aspirar a carga combustível, comprimi-la, expulsa os gases queimados e transmitir a força expansiva da combustão à biela.

Geralmente é feito de liga de alumínio, por que é leve e boa condutora de calor.

ANÉIS DE SEGMENTO

Existe uma pequena folga entre o pistão e o cilindro, para permitir o livre movimento e compensar a dilatação com o calor. Essa folga é vedada com anéis ou molas de segmentos instalados na sais do pistão.

Há dois tipos de anéis:

1. Anéis de Compressão

Vedam a folga entre o pistão e o cilindro. Eles são instalados nas canaletas superiores do pistão.

2. Anéis de Lubrificação (ou Anéis Raspadores de Óleo)

Eliminam o excesso de óleo das paredes do cilindro, deixando apenas uma fina película suficiente para a lubrificação.

Esses anéis são instalados nas canaletas inferiores do pistão, as quais possuem pequenos furos para passagem do óleo raspado (ver detalha e na figura).

Sem esses anéis, o excesso de óleo permaneceria no cilindro e seria queimado durante a combustão, deixando um resíduo que prejudicaria a lubrificação.

Para evitar o desgaste dos cilindros, os anéis de segmentos são feitos de material menos duro, para se desgastarem antes e serem substituídos numa revisão geral.

BIELA

A biela é uma peça de aço resistente que conecta o pistão ao eixo de manivelas, transmitindo a este a força expansiva dos gases. Ela é constituída de várias partes e seu corpo tem a seção em forma de I ou H, para máxima resistência e mínima massa.

EIXOS DE MANIVELAS

O eixo de manivelas é a espinha dorsal dos motores alternativos. Ele está sujeito à maioria das forças desenvolvidas pelo motor.

Seu objetivo principal, é transformar o movimento alternativo do pistão e da biela em movimento rotativo, para acionamento da hélice.

MANCAIS

São peças que apoiam e permitem o movimento das partes móveis com o mínimo de atrito.

O eixo de manivelas, por exemplo, apoia-se no cárter através de mancais denominados bronzinas ou casquilhos.

MATERIAL DE APOIO

Manual FAA Chapter 01 Aircraft Engines (Original)

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 5 =