PROJETO E CONSTRUÇÃO
Os principais componentes básicos de um motor alternativo (motor a pistão) aeronáuticos são: cárter, cilindros, pistões, bielas, válvulas, mecanismo de comando das válvulas e virabrequim. Na cabeça de cada cilindro estão as válvulas e as velas.
Uma das válvulas dá passagem para o sistema de admissão, a outra dá passagem para o sistema de escape.
Dentro cada cilindro há um pistão móvel ligado a um virabrequim por uma biela.
Partes
SEÇÕES DO CÁRTER
A base de um motor é o seu cárter. Ele contém os rolamentos nos quais o eixo de manivelas se apoia.
Além de auto sustentar-se o cárter deve prover um recipiente para o óleo de lubrificação, e tem que apoiar diversos mecanismos externos e internos do motor.
CILINDRO
É a parte do motor onde a carga combustível é admitida e queimada. Ele é feito de material resistente, leve e bom condutor de calor. O cilindro é constituído de duas partes o corpo e a cabeça.
CORPO DO CILINDRO
É geralmente feito de aço e possui externamente alhetas de resfriamento que aumentam a área de contato com o ar, a fim de eliminar o calor.
A parte interna é endurecida para reduzir o desgaste provocado pelo movimento do pistão.
Nos cilindros de liga de metal leve, o lado interno é formado por uma camisa resistente ao desgaste.
CABEÇA DO CILINDRO
Geralmente é feita da liga de alumínio, e nela são instaladas as válvulas e as velas de ignição.
As válvulas são instaladas dentro de guias de válvulas e suas cabeças assentam sobre anéis de metal resistente denominados sedes de válvulas.
Externamente a cabeça do cilindro possui alhetas de resfriamento. Em alguns motores não existem alhetas onde está a válvula de admissão, por que esta é resfriada pela própria carga combustível.
CÂMARA DE COMBUSTÃO
É o espaço no interior do cilindro onde a mistura é queimada. Nos motores aeronáuticos, a câmara de combustão hemisférica (ou semi-esférica) é a mais utilizada.
PISTÃO ou ÊMBOLO
É uma peça de forma cilíndrica que desliza no interior do cilindro, servindo para aspirar a carga combustível, comprimi-la, expulsa os gases queimados e transmitir a força expansiva da combustão à biela.
Geralmente é feito de liga de alumínio, por que é leve e boa condutora de calor.
ANÉIS DE SEGMENTO
Existe uma pequena folga entre o pistão e o cilindro, para permitir o livre movimento e compensar a dilatação com o calor. Essa folga é vedada com anéis ou molas de segmentos instalados na sais do pistão.
Há dois tipos de anéis:
1. Anéis de Compressão
Vedam a folga entre o pistão e o cilindro. Eles são instalados nas canaletas superiores do pistão.
2. Anéis de Lubrificação (ou Anéis Raspadores de Óleo)
Eliminam o excesso de óleo das paredes do cilindro, deixando apenas uma fina película suficiente para a lubrificação.
Esses anéis são instalados nas canaletas inferiores do pistão, as quais possuem pequenos furos para passagem do óleo raspado (ver detalha e na figura).
Sem esses anéis, o excesso de óleo permaneceria no cilindro e seria queimado durante a combustão, deixando um resíduo que prejudicaria a lubrificação.
Para evitar o desgaste dos cilindros, os anéis de segmentos são feitos de material menos duro, para se desgastarem antes e serem substituídos numa revisão geral.
BIELA
A biela é uma peça de aço resistente que conecta o pistão ao eixo de manivelas, transmitindo a este a força expansiva dos gases. Ela é constituída de várias partes e seu corpo tem a seção em forma de I ou H, para máxima resistência e mínima massa.
EIXOS DE MANIVELAS
O eixo de manivelas é a espinha dorsal dos motores alternativos. Ele está sujeito à maioria das forças desenvolvidas pelo motor.
Seu objetivo principal, é transformar o movimento alternativo do pistão e da biela em movimento rotativo, para acionamento da hélice.
MANCAIS
São peças que apoiam e permitem o movimento das partes móveis com o mínimo de atrito.
O eixo de manivelas, por exemplo, apoia-se no cárter através de mancais denominados bronzinas ou casquilhos.
MATERIAL DE APOIO
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