Bateria VRLA
As baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA) são uma variante moderna das baterias de chumbo-ácido, amplamente utilizadas em aeronaves. Elas são secundárias, ou seja, recarregáveis, e também conhecidas como baterias lacradas, uma vez que não requerem manutenção regular como o reabastecimento de eletrólito.
Uma característica marcante dessas baterias é o sistema de válvulas, que controla a liberação de gases internos resultantes das reações químicas durante os ciclos de carga e descarga. Essa tecnologia impede a entrada de ar externo, minimizando o risco de derramamento de ácido e reduzindo a necessidade de manuseio frequente.
Existem duas categorias principais de baterias VRLA utilizadas em aeronaves modernas:
- Bateria AGM (Absorbed Glass Mat): Nessas baterias, o eletrólito é absorvido em mantas de fibra de vidro, o que evita vazamentos e melhora a resistência a vibrações, um requisito importante para aplicações aeronáuticas. Elas possuem alta capacidade de descarga e são adequadas para sistemas elétricos com alta demanda de corrente.
- Bateria de Gel (Célula de Gel): O eletrólito dessas baterias é imobilizado em forma de gel, o que também impede vazamentos e permite uma operação em múltiplas posições. As baterias de gel oferecem maior resistência a descargas profundas e são indicadas para aplicações onde a estabilidade de tensão é essencial.
Ambas as tecnologias são compactas, seguras e altamente confiáveis, tornando-as ideais para suportar as necessidades elétricas de aeronaves modernas, como sistemas de comunicação, iluminação e aviônicos.