O motor turbojato é um tipo de motor a reação desenvolvido principalmente para voos supersônicos em grandes altitudes. Ele opera de forma eficiente nessas condições devido à sua capacidade de aproveitar ao máximo o fluxo de ar em altas velocidades, gerando grande empuxo. O funcionamento básico envolve a compressão do ar admitido, a combustão desse ar com combustível e a expulsão de gases quentes em alta velocidade através de um bocal, que gera o impulso necessário para a propulsão da aeronave.
No entanto, o motor turbojato apresenta algumas limitações em baixas velocidades e altitudes. Nessas condições, a eficiência cai significativamente devido à alta taxa de consumo de combustível em relação ao empuxo produzido. Essa característica o torna menos adequado para voos de cruzeiro em velocidades subsônicas ou em operações próximas ao solo, onde o arrasto é maior e o motor trabalha fora de sua faixa ideal de desempenho.
Devido a essas características, os motores turbojato foram amplamente utilizados em aeronaves militares de combate e bombardeiros supersônicos, mas em aeronaves civis e militares modernas, acabaram sendo substituídos em grande parte pelos turbofans, que oferecem maior eficiência em uma gama mais ampla de velocidades e altitudes. O turbojato, entretanto, marcou um importante avanço na aviação, sendo crucial para o desenvolvimento de aeronaves capazes de alcançar velocidades e altitudes extremamente elevadas.