Filtro Passa-Bandas
Um filtro passa-bandas é um circuito eletrônico projetado para permitir a passagem de sinais dentro de uma faixa específica de frequências, conhecida como banda passante, enquanto atenua os sinais de frequências fora dessa faixa. A atenuação é a redução da amplitude ou intensidade do sinal.
A banda passante é definida por dois limites principais: a frequência de corte inferior e a frequência de corte superior. Entre essas duas frequências, o sinal é transmitido com pouca ou nenhuma perda. Frequências abaixo da frequência de corte inferior e acima da frequência de corte superior são atenuadas, ou seja, sua amplitude é reduzida significativamente, impedindo que sejam transmitidas pelo circuito.
Filtros passa-bandas podem ser implementados usando componentes como resistores, capacitores e indutores em circuitos analógicos, ou algoritmos matemáticos em sistemas digitais. Eles são amplamente utilizados em diversas aplicações, como sistemas de comunicação, para selecionar sinais de rádio em frequências específicas, ou em instrumentos musicais eletrônicos, para ajustar características sonoras específicas.
A precisão do filtro depende do projeto do circuito. Parâmetros como a largura da banda passante e a inclinação de atenuação fora da banda (também conhecida como roll-off) determinam a eficiência do filtro e o quão seletivo ele é ao permitir a passagem de frequências desejadas e rejeitar as indesejadas.