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No Ciclo Otto teórico, considerado ideal para motores a combustão, a eficiência é limitada pela relação de compressão e pelas condições específicas de operação. Para otimizar o desempenho real dos motores, algumas modificações são feitas. Essas alterações têm como objetivo principal ajustar os tempos de ignição e os eventos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo uma eficiência maior e adaptabilidade às diferentes condições operacionais.

  1. Ajustes de Ignição:
    • A ignição antecipada ou retardada é usada para maximizar a pressão de combustão durante o ciclo de potência, adaptando-se ao tipo de combustível, carga e rotação.
    • Sensores modernos permitem ajustar automaticamente a ignição para evitar problemas como detonação.
  2. Eventos das Válvulas:
    • Abertura e Fechamento das Válvulas: Sistemas como o comando de válvulas variável (VVT, do inglês Variable Valve Timing) permitem ajustar a duração e o momento em que as válvulas abrem e fecham, otimizando o fluxo de ar e combustível.
    • Valvetrônica e Desativação de Cilindros: Em alguns motores avançados, tecnologias eliminam o uso de comandos mecânicos para permitir o controle independente das válvulas, aumentando a eficiência em baixas cargas.
  3. Tecnologias Complementares:
    • Uso de sistemas de injeção direta de combustível, que melhora a mistura ar-combustível e reduz perdas térmicas.
    • Introdução de turbocompressores ou supercompressores para aumentar a densidade do ar admitido, melhorando a potência e eficiência.