fbpx

O manômetro de pressão de admissão é um instrumento essencial para monitorar a pressão no coletor de admissão de motores aeronáuticos superalimentados. Ele fornece informações críticas para que o piloto mantenha o motor operando dentro de limites seguros e eficientes.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Funcionamento e Indicações:

  • Pressão Atmosférica com o Motor Parado:
    • Ao nível do mar, na atmosfera padrão, o manômetro indicará 760 mmHg ou 29,92 inHg (polegadas de mercúrio).
    • Essa leitura reflete a pressão atmosférica em condições normais.
  • Durante o Funcionamento do Motor:
    • Quando o motor está em operação, especialmente em sistemas superalimentados, a pressão no coletor pode aumentar devido à ação do compressor.
    • Se o aumento de pressão não for controlado, pode ultrapassar os limites recomendados, colocando o motor em risco de danos mecânicos ou térmicos.

Importância do Controle da Pressão:

  • Nos motores superalimentados, o piloto deve regular a potência para evitar excesso de pressão de admissão. Isso é feito ajustando a manete do acelerador e observando a leitura no manômetro.
  • O excesso de pressão pode levar a:

Motores Não Superalimentados:

  • Não requerem este manômetro porque a pressão de admissão nunca excede a pressão atmosférica. Em motores aspirados naturalmente, o vácuo gerado pelo movimento descendente dos pistões reduz a pressão no coletor.

Considerações Operacionais:

  • O manômetro é calibrado para fornecer leituras precisas e rápidas, permitindo ajustes imediatos.
  • É essencial para o controle adequado de motores em aeronaves operando em diferentes altitudes e condições atmosféricas.