Sistema elétrico de barramento segmentado

Sistema de Barramento Segmentado

O sistema elétrico de barramento segmentado é uma configuração de distribuição de energia usada amplamente em aeronaves comerciais bimotores, como Boeing 737, 757, 767, 777 e Airbus A320 e A330. Ele opera com dois sistemas de geração de energia completamente isolados. Cada sistema possui seu próprio gerador de corrente alternada (CA), transformadores-retificadores e barramentos de distribuição. Esses sistemas são projetados para operar de forma independente, garantindo que cada gerador alimente apenas suas respectivas cargas, sem conexão simultânea entre os geradores ao mesmo barramento.

Em condições normais, os geradores alimentam suas cargas associadas separadamente. No entanto, em caso de falha de um dos geradores, o outro gerador ou a Unidade de Potência Auxiliar (APU) pode ser usado para assumir as cargas essenciais. Isso garante a continuidade das operações elétricas críticas durante situações de emergência. Além disso, este sistema permite maior tolerância a variações de frequência em comparação aos sistemas paralelos, onde é necessário um controle rigoroso das frequências e fases dos geradores.

A principal vantagem do barramento segmentado é a independência operacional de seus geradores, evitando a necessidade de sincronização estrita e permitindo maior flexibilidade no gerenciamento de falhas. Essa configuração também reduz o risco de falhas em cascata, isolando problemas em um sistema específico sem afetar os outros.