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Todo apaixonado por avião tem seus motivos para isso, um mecânico de manutenção de aeronaves não é diferente, é influenciado quer, seja por amigos ou parentes que contam como é a vida de um profissional de manutenção ou, tem os que desde criança são apaixonados por aviões e helicópteros.

Mecânico de Aeronaves – Paixão

Independente do motivo, uma coisa é certa, quem decide ser mecânico de aeronaves, à medida que entra em contato e aumenta em conhecimento e tarefas se dá conta que está em um universo apaixonante.

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES

mecânico de manutenção de aeronaves é uma pessoa que possui um certificado de mecânico de manutenção de aviões, helicópteros, planadores ou outras aeronaves. Este mecânico pode executar ou supervisionar tarefas de manutenção em aeronaves, tais como reparos, modificações, recondicionamento e manutenção preventiva.

Atribuições gerais de um mecânico de manutenção homologado (CHT)

Para se mais especifico coloquei aqui uma lista de atividades que podem e outras que devem ser executadas:

  • Um mecânico homologado ou seja aquele que possui carteira de habilitação técnica pode executar serviços de inspeção, teste, calibração, montagem, desmontagem, reparo,modificação e revisão em aeronaves, seus sistemas e partes, conforme aplicável, em sua área de atuação;
  • Atestar a execução de serviços de manutenção em aeronaves, seus sistemas e partes,através de sua assinatura nos registros de manutenção aplicáveis;
  • Utilizar os manuais de manutenção ou outros dados técnicos aprovados, conformeaplicável, assegurando-se de que os mesmos estejam atualizados;
  • Utilizar-se dos meios de medida e teste necessários para a execução dos serviços demanutenção, assegurando-se de que os mesmos estejam dentro dos seus prazos devalidade, quando aplicável;
  • Quando necessário, prestar assistência técnica a outros mecânicos em sua área deatividade;
  • Observar o cumprimento das normas e procedimentos técnico-administrativos vigentes na Empresa;
  • Observar as normas de segurança existentes e o correto uso dos equipamentos individuais de proteção.

Como ser um mecânico de aeronaves?

Para se tornar um mecânico de manutenção de aeronaves a pessoa deve concluir, com aproveitamento, um curso homologado pela ANAC, como GMP, CEL ou AVI, em uma escola também homologada pela ANAC.

A duração aproximada do curso será em média de 13 meses para cada habilitação de acordo com o Manual do Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica da ANAC (IS No 141-002)

Especialidades

GMP (Grupo motopropulsor) – Com esta especialidade o interessado estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

CEL (Célula) – Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático e sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que o interessado poderá trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) – Esta habilitação permite que o interessado trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

Pré-requisitos para a licença

Ter completado 18 anos.

  • Possuir Certificado de Conclusão o 2º grau (ensino médio)
  • Ter concluído, com aproveitamento, curso homologado pela ANAC
  • Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC

Pré-requisitos para se inscrever no curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

  • Ter, no mínimo, 18 anos, a serem completados até o final do curso.
  • Possuir Certificado de Conclusão o 2º grau (ensino médio).

HABILIDADES APÓS O CURSO

  • Ao final dos cursos de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, os alunos deverão ser
    capazes de:
  • Identificar a sequência adequada de atividades na desmontagem e montagem de componentes, motores e aeronaves;
  • Diagnosticar as condições de operação das diferentes partes que compõem uma aeronave;
    Indicar os processos de manutenção a serem executados durante a revisão de componentes, motores e aeronaves.
  • Utilizar adequadamente ferramentas e materiais;
  • Operar adequadamente máquinas, equipamentos e instrumentos;
  • Locomover-se com habilidade e segurança, observando as condições de trabalho específicas;
  • Realizar inspeções nas células e nos grupos motopropulsores de aeronaves.
  • Realizar inspeções e testes no sistema elétrico, bem como nos instrumentos e equipamentos eletrônicos das aeronaves;
  • Manter a célula, o grupo motopropulsor, os instrumentos e os equipamentos elétricos e eletrônicos das aeronaves em condições de disponibilidade para o voo, através do desempenho das tarefas de limpeza, lubrificação, pequenos reparos, desmontagem, montagem, substituição, testagem e regulagem de peças, equipamentos e sistemas.
  • Compreender a responsabilidade do mecânico de manutenção aeronáutica em face da
    segurança operacional, como parte integrante de uma cadeia de responsabilidades em
    diferentes setores da aviação;
  • Compreender que a disciplina, a ordem, a limpeza, a precisão, a cooperação, o conhecimento das próprias limitações e o interesse pela atualização permanente são fatores importantes no exercício de sua profissão.

Referência:

Manual do Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – Matérias

REGULAMENTOS

RBAC 145 – Empresas de manutenção de aeronaves.

RBAC 43 – Manutenção, manutenção preventiva, modificações e reparos.

RBAC 65 – Despachante operacional de voo e mecânico de manutenção aeronáutica.

IAC 3132 – Manual de procedimentos para inspeção em empresa de manutenção aeronáutica.

Acesse os regulamentos citados através da Biblioteca Digital da ANAC.

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