O magneto é um dispositivo de ignição autossuficiente utilizado em motores de combustão interna, como os de aeronaves, para gerar a centelha que inflama a mistura ar-combustível nos cilindros. Seu princípio baseia-se na indução eletromagnética e no controle do fluxo magnético.
Estrutura e Operação
- Enrolamento e Núcleo de Ferro: O magneto possui um núcleo de ferro cercado por dois enrolamentos: primário e secundário. Estes enrolamentos são bobinas de fio condutor que armazenam energia na forma de campos magnéticos.
- Ímã Permanente: Um ímã permanente gira entre os polos do núcleo de ferro, gerando um fluxo magnético variável.
- Indução no Enrolamento Primário: Esse movimento cíclico do ímã induz uma corrente alternada no enrolamento primário. Este processo é regulado por um componente chamado platinado, que funciona como uma chave mecânica.
- Ação do Platinado: Em um ponto específico do ciclo, o platinado se abre, interrompendo a corrente no enrolamento primário. Essa interrupção faz com que o fluxo magnético varie abruptamente.
- Indução no Enrolamento Secundário: A rápida mudança no fluxo magnético gera uma alta tensão no enrolamento secundário. Esta tensão elevada é necessária para criar uma faísca que atravesse o gap da vela de ignição.
- Disparo da Vela de Ignição: A alta tensão do secundário é conduzida para a vela de ignição, gerando a faísca que inflama a mistura no cilindro.
Vantagens do Magneto
- Independência: Não necessita de uma fonte de energia externa, como baterias.
- Confiabilidade: Projetado para funcionar mesmo em condições adversas, garantindo a operação contínua do motor.