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O sistema antigelo em aeronaves é essencial para prevenir e eliminar a formação de gelo, que pode comprometer o desempenho, estabilidade e segurança do voo. A formação de gelo ocorre sob condições meteorológicas específicas e afeta diferentes partes da aeronave. O sistema é projetado para atuar nos seguintes pontos:

a) Bordos de Ataque das Asas e Empenagem

  • O gelo que se forma nestas áreas pode alterar o perfil aerodinâmico, reduzindo a eficiência e comprometendo a estabilidade.
  • Métodos de remoção:
    • Ar quente: Canalizado a partir do motor ou de outros sistemas.
    • Resistências elétricas: Aplicadas diretamente no bordo de ataque.
    • Botas pneumáticas infláveis: São membranas que, ao inflar, quebram a camada de gelo formada.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

b) Hélice

  • O gelo na hélice compromete o perfil aerodinâmico das pás e o balanceamento, podendo causar vibração e perda de eficiência.
  • Métodos de remoção:
    • Resistências elétricas: Instaladas nos bordos de ataque das pás.
    • Aspersão de líquido anticongelante: Pulverizado diretamente nas pás.

c) Para-brisa

  • A formação de gelo ou condensação reduz a visibilidade do piloto.
  • Métodos de remoção:
    • Resistências elétricas: Embutidas entre as camadas de vidro do para-brisa.
    • Aspersão de líquido anticongelante: Pulverizado sobre o vidro.

d) Tubo de Pitot

e) Carburador

Considerações Operacionais

  • O degelo preventivo não é realizado em asas ou na aspersão de líquido anticongelante devido ao alto consumo de energia, desgaste de materiais ou desperdício de anticongelante.
  • Degelo reativo: Executado apenas quando detectada a formação de gelo.
  • Prevenção operacional: Evitar áreas e altitudes com condições meteorológicas propícias à formação de gelo sempre que possível.

Esses sistemas combinam diferentes tecnologias para garantir a segurança do voo e minimizar impactos no desempenho da aeronave em ambientes adversos.