O sistema antigelo em aeronaves é essencial para prevenir e eliminar a formação de gelo, que pode comprometer o desempenho, estabilidade e segurança do voo. A formação de gelo ocorre sob condições meteorológicas específicas e afeta diferentes partes da aeronave. O sistema é projetado para atuar nos seguintes pontos:
a) Bordos de Ataque das Asas e Empenagem
- O gelo que se forma nestas áreas pode alterar o perfil aerodinâmico, reduzindo a eficiência e comprometendo a estabilidade.
- Métodos de remoção:
- Ar quente: Canalizado a partir do motor ou de outros sistemas.
- Resistências elétricas: Aplicadas diretamente no bordo de ataque.
- Botas pneumáticas infláveis: São membranas que, ao inflar, quebram a camada de gelo formada.
b) Hélice
- O gelo na hélice compromete o perfil aerodinâmico das pás e o balanceamento, podendo causar vibração e perda de eficiência.
- Métodos de remoção:
- Resistências elétricas: Instaladas nos bordos de ataque das pás.
- Aspersão de líquido anticongelante: Pulverizado diretamente nas pás.
c) Para-brisa
- A formação de gelo ou condensação reduz a visibilidade do piloto.
- Métodos de remoção:
- Resistências elétricas: Embutidas entre as camadas de vidro do para-brisa.
- Aspersão de líquido anticongelante: Pulverizado sobre o vidro.
d) Tubo de Pitot
- A obstrução por gelo ou água condensada pode comprometer os dados de velocidade e outros parâmetros essenciais ao voo.
- Método de prevenção:
- Resistência elétrica interna: Ligada preventivamente em condições meteorológicas desfavoráveis.
e) Carburador
- A formação de gelo no carburador afeta a mistura ar-combustível, reduzindo o desempenho do motor.
- Método de remoção:
- Aquecimento do ar de admissão: Conduzido ao carburador para derreter o gelo.
Considerações Operacionais
- O degelo preventivo não é realizado em asas ou na aspersão de líquido anticongelante devido ao alto consumo de energia, desgaste de materiais ou desperdício de anticongelante.
- Degelo reativo: Executado apenas quando detectada a formação de gelo.
- Prevenção operacional: Evitar áreas e altitudes com condições meteorológicas propícias à formação de gelo sempre que possível.
Esses sistemas combinam diferentes tecnologias para garantir a segurança do voo e minimizar impactos no desempenho da aeronave em ambientes adversos.