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Padrões de Barramento de Dados

Os padrões de barramento de dados, como RS-232, CSDB e ASCB, desempenham um papel essencial na integração de sistemas digitais em aeronaves modernas, permitindo a comunicação eficiente entre LRUs (Line Replaceable Units). Esses barramentos possuem características distintas adaptadas às necessidades específicas de aviação.


1. RS-232

  • Uso: Popular em sistemas integrados como displays Garmin.
  • Características:
    • Interface de dados seriais, suporta comunicação full duplex (transmissão e recepção simultânea).
    • Níveis de tensão entre ±3 V e ±15 V para representar 1 e 0 binários.
    • Exige uma massa comum entre LRUs para o sinal.
    • Conectores: D-sub de 9 ou 25 pinos, com blindagem contra interferências eletromagnéticas.
    • Aplicado em sistemas simples e robustos, adaptado para aeronaves.

2. CSDB (Commercial Standard Digital Bus)

  • Uso: Equipamentos Rockwell Collins, aviões corporativos.
  • Características:
    • Barramento unidirecional, velocidades de 12,5 Kbps (baixa) ou 50 Kbps (alta).
    • Formato de não retorno a zero (NRZ): lógica baseada na polaridade entre as linhas A e B.
    • Estrutura de mensagens dividida em frames com sincronização e blocos de dados.
    • Permite até 10 receptores em fios torcidos blindados de até 150 pés (45,72 m).
    • Designado para sistemas que requerem confiabilidade e baixa complexidade.

3. ASCB (Avionics Standard Communication Bus)

  • Uso: Comunicação bidirecional em sistemas aviônicos modernos.
  • Características:
    • Frequência de 0,667 MHz e transmissão bidirecional.
    • Controladores de barramento múltiplos (1 ativo e 2 em espera) para coordenação e redundância.
    • Formato NRZ com sinais de ±5 V para 1 binário e 0 V para 0 binário.
    • Mensagens incluem endereços no início para direcionamento seletivo por LRUs.
    • Cabo blindado de dois fios com impedância de 125 Ω e capacitância de 12 pF.
    • Comprimento máximo de barramento: 150 pés (45,72 m); cabo de conexão: 36 polegadas (91,44 cm).
    • Utiliza transformadores/acopladores para conectar LRUs ao barramento.

Benefícios Gerais:

  • Integração de Sistemas: Permitem a interligação de diversos subsistemas, reduzindo a complexidade do cabeamento.
  • Redundância e Confiabilidade: Projetados com tolerâncias específicas e redundância para garantir segurança de voo.
  • Adaptação: Flexíveis para atender diferentes necessidades, desde comunicações simples até sistemas de alta prioridade.

Estes padrões atendem a diferentes aplicações e configuram a base para os sistemas aviônicos, garantindo eficiência e robustez nos sistemas de comunicação de aeronaves modernas.