fbpx

Sistema de Numeração

Os sistemas de numeração de parafusos de retenção tipo lockbolt são essenciais para identificar corretamente as características físicas e de aplicação de cada parafuso. O sistema adota padrões para classificar o comprimento, diâmetro, tipo de cabeça e material dos parafusos, tanto para os tipos convencionais quanto para os tipos curtos (stump) e cegos (blind).

Características dos Sistemas de Numeração:

  1. GRIP (Comprimento de Pega):
    • Define a faixa de espessura do material que o parafuso pode prender.
    • Exemplo: Nº 1 cobre de 0,031″ a 0,094″; Nº 16 vai de 0,968″ a 1,031″.
  2. Tipo Convencional (Pull):
    • Identificado por códigos como “ALPP H T 88”.
      • ALPP: Tipo de cabeça (cabeça universal).
      • H: Classe de ajuste (sem folga).
      • T: Material do pino (aço tratado termicamente).
      • 88: Diâmetro em 32 avos e comprimento em 16 avos da polegada.
  3. Tipo Cego (Blind):
    • Código: “BL 8 4”.
      • BL: Tipo (blind lockbolt).
      • 8: Diâmetro em 32 avos da polegada.
      • 4: Comprimento em 16 avos da polegada.
  4. Tipo Curto (Stump):
    • Código: “ALSF E 88”.
      • ALSF: Cabeça chata.
      • E: Material do pino (alumínio 75S-T6).
      • 88: Diâmetro em 32 avos e comprimento em 16 avos da polegada.
  5. Colar do Parafuso de Retenção:
    • Código: “BL C 8”.
      • BL: Tipo de colar.
      • C: Material (alumínio 24ST, indicado para uso com parafusos de ligas específicas).
      • 8: Diâmetro do pino em 32 avos da polegada.

Observações de Uso:

  • Materiais como ligas de alumínio e aço são escolhidos conforme os requisitos de resistência e aplicação, considerando aspectos como alta temperatura ou ausência de folgas.
  • É crucial que os materiais e tamanhos sejam compatíveis com as especificações de montagem para evitar falhas estruturais ou mecânicas.

O sistema é projetado para ser preciso e atender às necessidades específicas de montagem e operação em aplicações aeronáuticas e industriais.