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Borracha Sintética

A borracha sintética é amplamente utilizada em aplicações aeronáuticas devido às suas propriedades personalizáveis, que incluem resistência a fluidos químicos, estabilidade térmica e flexibilidade. Os principais tipos de borracha sintética empregados na indústria são Butyl, Buna, Neopreno, Thiokol e Silicone. Cada uma oferece características específicas que as tornam adequadas para diferentes condições operacionais.

Butyl é um hidrocarboneto com alta resistência à penetração de gases e à deterioração. Resiste bem ao oxigênio, óleos vegetais, álcalis, ozônio e ao desgaste, mas apresenta dilatação em contato com petróleo e solventes minerais. Suas temperaturas operacionais variam de -18°C a 130°C. É usada principalmente em aplicações como vedações hidráulicas, especialmente com fluidos Skydrol e acetonas.

Buna-S e Buna-N diferem em propriedades. A Buna-S, semelhante à borracha natural, resiste bem à água e calor em condições de baixa flexão, mas tem pouca resistência a gasolina e solventes. É usada em pneus e câmaras de ar. A Buna-N, por outro lado, apresenta excelente resistência a hidrocarbonetos e solventes. Tem aplicações em tubulações de óleo e gasolina, vedação de tanques e selos hidráulicos.

Neopreno destaca-se pela resistência ao ozônio, calor, envelhecimento e óleo. Embora suas propriedades físicas, como resistência à tensão e alongamento, sejam inferiores à borracha natural, sua recuperação à distorção é boa. É empregada em vedações contra intempéries, janelas e diafragmas de carburadores.

Thiokol, ou borracha de polissulfeto, oferece alta resistência à deterioração, com baixa performance física em compressão e abrasão. É usada para revestimento de tanques de gasolina aromática e tubulações de óleo.

Silicone, e sua variação comercial Silastic, proporciona flexibilidade em temperaturas extremas, de -60°C a 280°C. Apesar da boa resistência a óleos, reage mal com gasolina aromática. É utilizado em isolamento elétrico e aplicações de alta temperatura.

Cada tipo de borracha sintética atende a requisitos específicos, sendo escolhido com base nas demandas ambientais e operacionais do sistema aeronáutico.