Controle do Alternador
O controle dos alternadores CC em aeronaves é mais simples do que o dos geradores CC, pois eles não requerem um relé de corte de corrente reversa. O funcionamento é baseado em dois componentes principais: o regulador de tensão e o limitador de corrente.
Componentes do Controle
- Regulador de Tensão:
- Função: Controla a saída do alternador ajustando a entrada do circuito de campo.
- Funcionamento:
- Aumenta a resistência do circuito de campo para reduzir a saída do alternador.
- Reduz a resistência do circuito para aumentar a saída.
- Tipos:
- Regulador Vibratório: Utiliza contatos mecânicos para regular a tensão, similar ao usado em geradores.
- Unidade Transistorizada: Um circuito eletrônico que oferece maior precisão e menor manutenção.
- Limitador de Corrente:
- Geralmente é um disjuntor instalado no painel de instrumentos.
- Função: Protege o alternador contra sobrecargas, desligando o circuito caso a corrente ultrapasse o valor especificado.
- É escolhido de acordo com a corrente máxima de saída do alternador.
Diferença em Relação aos Geradores CC
- Relé de Corte de Corrente Reversa:
- Não é necessário no alternador, pois o conjunto de retificadores de diodos impede que a corrente retorne para a armadura.
- Isso simplifica o sistema de controle e reduz componentes móveis e possíveis falhas.
O controle eficiente do alternador é essencial para manter a estabilidade do sistema elétrico da aeronave, garantindo que a tensão e a corrente atendam às necessidades dos sistemas sem sobrecarga ou danos aos componentes.