Identificação do Tratamento Térmico
O alumínio comercialmente puro, conhecido como 1100, apresenta alta resistência à corrosão e é facilmente moldado, mesmo em formas complexas. No entanto, sua resistência é insuficiente para aplicações estruturais em aeronaves. Para aumentar sua resistência, é comum o uso de ligas metálicas e processos de trabalho a frio ou tratamento térmico.
Trabalhos a Frio
No trabalho a frio, o alumínio torna-se mais resistente e duro conforme é deformado mecanicamente, como em laminações ou conformações. A condição de dureza resultante é indicada por:
- “O”: Condição totalmente recozida, com baixa dureza.
- “H”: Condição endurecida pelo trabalho a frio.
Tratamentos Térmicos
As ligas de alumínio utilizadas na aviação frequentemente recebem tratamentos térmicos para alcançar propriedades mecânicas superiores. As condições resultantes são designadas por códigos específicos:
- W: Tratado em solução sólida, mas em estado instável.
- T: Tratado para alcançar endurecimento estável. Variantes incluem:
- T4: Tratado em solução sólida e naturalizado.
- T6: Tratado em solução sólida e envelhecido artificialmente.
- T7: Tratado em solução sólida e estabilizado.
- T8, T9, T10: Incluem combinações de trabalho a frio, envelhecimento e tratamentos posteriores.
Os tratamentos permitem ajustar as propriedades mecânicas de forma precisa, combinando dureza, resistência e ductilidade conforme necessário.
Identificação de Ligas Tratadas
Uma forma prática de distinguir ligas termicamente tratadas de outras é a imersão de uma amostra em solução de soda cáustica (10%). Ligas tratadas, contendo cobre, escurecem devido à reação química. Já materiais clad (revestidos) mantêm a superfície brilhante, mas revelam camadas internas escuras nos bordos expostos.