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Formação de Gelo no Carburador

O gelo no carburador ocorre devido à volatilidade da gasolina, que, ao passar do estado líquido para vapor, absorve calor do ambiente para completar essa mudança de fase. Este processo de extração de calor pode resultar na formação de gelo, especialmente nas condições de alta umidade do ar e temperaturas externas entre -1ºC e 4ºC, que são particularmente favoráveis para o fenômeno.

Quando o combustível, ao ser pulverizado pelo bico de descarga do carburador, vaporiza-se, o resfriamento pode congelar o vapor d’água contido no ar admitido. O gelo geralmente se forma nas paredes do sistema de indução, na garganta do venturi e nas válvulas de aceleração. Esse acúmulo de gelo reduz a passagem de ar e combustível no carburador, causando perda de potência no motor e, em casos extremos, a parada completa.

Além disso, uma formação severa de gelo pode dificultar a movimentação das manetes de aceleração, impactando diretamente o controle do motor.

Combustíveis Aromáticos

Os combustíveis aromáticos são misturas que contêm hidrocarbonetos aromáticos adicionados para melhorar a performance em misturas ricas. Embora eficientes, eles têm um efeito solvente que pode danificar materiais como mangueiras e peças de borracha utilizadas nos sistemas de combustível.

Para mitigar esses problemas, as mangueiras e outros componentes de borracha usados com combustíveis aromáticos foram especialmente desenvolvidos para resistir a esses efeitos corrosivos.