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Água no Combustível

A água no combustível de aeronaves pode aparecer em duas formas principais: dissolvida ou em suspensão. A água dissolvida está misturada no combustível em nível molecular e não é visível a olho nu. Já a água em suspensão (ou entranhada) pode ser identificada visualmente devido à sua aparência nublada, causada pela reflexão da luz nas gotículas.

Quando em concentração elevada, a suspensão de água confere ao combustível uma aparência opaca e menos transparente. Se as partículas de água se unem, formam gotículas maiores de água livre, que podem ter consequências graves.

Indicação Visual e Diagnóstico

  • Se a turbidez desaparece na parte inferior do combustível, há ar presente.
  • Se a nuvem desaparece na parte superior, é sinal de água em suspensão.

A presença de água livre no combustível pode levar à formação de gelo em componentes críticos, como filtros das bombas de reforço e filtros de baixa pressão, especialmente em altitudes elevadas devido às baixas temperaturas.

Impactos no Sistema e Segurança

  1. Gelo: O gelo pode obstruir os filtros, restringindo o fluxo de combustível para os motores.
  2. Erro em Medições: A água pode provocar curto-circuitos nos sensores de quantidade de combustível, afetando a precisão das leituras.
  3. Corrosão: Se a água livre for salina, ela pode corroer componentes metálicos do sistema de combustível.
  4. Parada de Motor: Grandes quantidades de água podem causar apagamento do motor em voo.

Medidas de Mitigação

  • Drenagem Regular: Realizar drenagem periódica dos tanques de combustível para remover água acumulada.
  • Filtragem e Testes: Utilizar filtros de qualidade e realizar testes de turbidez para garantir a pureza do combustível antes do reabastecimento.
  • Aditivos Anticongelantes: Aplicar aditivos específicos que ajudam a prevenir a formação de gelo a partir da água suspensa.

Essas práticas são essenciais para garantir a segurança e a eficiência operacional de uma aeronave.