Água no Combustível
A água no combustível de aeronaves pode aparecer em duas formas principais: dissolvida ou em suspensão. A água dissolvida está misturada no combustível em nível molecular e não é visível a olho nu. Já a água em suspensão (ou entranhada) pode ser identificada visualmente devido à sua aparência nublada, causada pela reflexão da luz nas gotículas.
Quando em concentração elevada, a suspensão de água confere ao combustível uma aparência opaca e menos transparente. Se as partículas de água se unem, formam gotículas maiores de água livre, que podem ter consequências graves.
Indicação Visual e Diagnóstico
- Se a turbidez desaparece na parte inferior do combustível, há ar presente.
- Se a nuvem desaparece na parte superior, é sinal de água em suspensão.
A presença de água livre no combustível pode levar à formação de gelo em componentes críticos, como filtros das bombas de reforço e filtros de baixa pressão, especialmente em altitudes elevadas devido às baixas temperaturas.
Impactos no Sistema e Segurança
- Gelo: O gelo pode obstruir os filtros, restringindo o fluxo de combustível para os motores.
- Erro em Medições: A água pode provocar curto-circuitos nos sensores de quantidade de combustível, afetando a precisão das leituras.
- Corrosão: Se a água livre for salina, ela pode corroer componentes metálicos do sistema de combustível.
- Parada de Motor: Grandes quantidades de água podem causar apagamento do motor em voo.
Medidas de Mitigação
- Drenagem Regular: Realizar drenagem periódica dos tanques de combustível para remover água acumulada.
- Filtragem e Testes: Utilizar filtros de qualidade e realizar testes de turbidez para garantir a pureza do combustível antes do reabastecimento.
- Aditivos Anticongelantes: Aplicar aditivos específicos que ajudam a prevenir a formação de gelo a partir da água suspensa.
Essas práticas são essenciais para garantir a segurança e a eficiência operacional de uma aeronave.