Partículas Estranhas no Combustível de Aeronaves

Partículas Estranhas no Combustível de Aeronaves

Os sedimentos encontrados no combustível das aeronaves são conhecidos como partículas estranhas e podem comprometer o desempenho dos motores e sistemas associados. Esses sedimentos são originados de materiais com os quais o combustível entra em contato durante seu armazenamento ou transporte.

Principais Tipos de Partículas:

  1. Ferrugem:
    • Ferrugem vermelha: Não magnética, aparece como pó vermelho.
    • Ferrugem preta: Magnética, geralmente aparece como pó ou granulação preta.
  2. Areia ou Poeira:
    • Apresentam-se em formas cristalinas, granulares ou semelhantes a vidro.
  3. Compostos de Alumínio e Magnésio:
    • Surgem como pó ou pasta branca ou cinza, que pode se tornar pegajosa ou gelatinosa na presença de água.
  4. Partículas de Latão:
    • Aparecem como partículas ou pó com coloração dourada brilhante.
  5. Borracha:
    • Encontrada em pedaços irregulares e maiores.

Impacto das Partículas:

Essas contaminações podem causar falhas em componentes críticos, como dispositivos de medição de combustível, divisores de fluxo, bombas e injetores. A presença de água em conjunto com certos sedimentos, como os compostos de alumínio e magnésio, pode intensificar os problemas devido à formação de uma substância gelatinosa.

Misturas e Contaminação por Combustíveis Diferentes:

A mistura não intencional de diferentes tipos ou graus de combustíveis compromete a eficiência e segurança do motor:

  • Combustíveis inadequados: Reduzem a eficiência operacional e podem levar à falha total do motor.
  • Mistura de gasolina de aviação com combustível de jato:
    • O chumbo tetraetila (TEL) presente na gasolina pode causar depósitos em turbinas.
    • O uso contínuo dessas misturas pode diminuir a eficiência, embora seu impacto em usos limitados seja menos prejudicial.
  • Gasolina contaminada com combustível para turbina: Perde a razão de detonação, tornando-se insegura para motores convencionais.

O manejo e armazenamento adequados dos combustíveis e a manutenção regular dos sistemas são essenciais para minimizar os riscos de contaminação e seus efeitos na performance das aeronaves.