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Tanques de Combustível

Os tanques de combustível em aeronaves variam em localização, tamanho, forma e método de construção, dependendo do tipo e da aplicação do avião. Em algumas aeronaves, os tanques são integrais, ou seja, fazem parte da estrutura da asa ou de outras áreas estruturais.

Os materiais utilizados nos tanques de combustível são quimicamente inertes em relação aos combustíveis de aviação. Ligas de alumínio são amplamente empregadas, enquanto borrachas sintéticas são utilizadas em células de combustível flexíveis, comuns em algumas configurações.

Componentes Principais:

  1. Decantador e dreno: Localizados no ponto mais baixo do tanque para facilitar a remoção de sedimentos e água acumulados. A extração principal de combustível ocorre de um ponto mais alto para evitar resíduos.
  2. Sistema de ventilação: Tanques possuem respiros que conectam à atmosfera externa, evitando variações de pressão interna que poderiam causar colapsos durante mudanças bruscas de altitude. Esses sistemas são projetados para prevenir bloqueios por sujeira ou gelo.
  3. Defletores internos: Utilizados em tanques maiores, esses dispositivos reduzem a movimentação do combustível provocada pelas mudanças na atitude da aeronave, garantindo estabilidade no fluxo de combustível.
  4. Espaço de expansão: É deixado um espaço vazio no tanque para acomodar a expansão do combustível em diferentes condições de temperatura.

Reabastecimento e Alijamento:

  • O bocal de abastecimento é posicionado em locais rebaixados, com drenos para prevenir que combustíveis transbordem para áreas críticas da aeronave. As tampas possuem travas para evitar perda durante o voo.
  • As aberturas de abastecimento são marcadas com especificações de combustível e capacidade.
  • Algumas aeronaves possuem válvulas de alijamento, permitindo a redução rápida do peso da aeronave para atender ao peso máximo de pouso. O controle dessas válvulas é acessível ao piloto, copiloto ou engenheiro de voo.

Os tanques de combustível são projetados para segurança, eficiência e durabilidade, sendo elementos críticos no desempenho e operação segura de aeronaves.