O indicador de velocidade aerodinâmica, também conhecido como velocímetro, mede a diferença entre a pressão dinâmica (ar de impacto) e a pressão estática, apresentando a velocidade da aeronave em nós ou milhas por hora. Esse instrumento contém um diafragma metálico que se move em resposta às variações de pressão, e esse movimento é transferido para o ponteiro do velocímetro através de um sistema de engrenagens e molas.
Velocímetros são projetados com marcações que indicam os limites de velocidade para diferentes condições operacionais. A linha vermelha no mostrador sinaliza a velocidade máxima que não deve ser ultrapassada, enquanto o arco amarelo indica a faixa de cautela. Já o arco branco apresenta os limites de velocidade para operação segura dos flapes.
Existem diferentes tipos de velocímetros:
- Velocímetro padrão: Indica a velocidade com base na pressão diferencial.
- Indicador de velocidade máxima permitida: Inclui um ponteiro adicional que mostra a velocidade máxima segura em diferentes altitudes. Este sistema opera com um diafragma adicional que sente as mudanças na altitude.
- Indicador de velocidade verdadeira: Calcula a velocidade levando em consideração a pressão barométrica e a temperatura externa. Ele é equipado com um aneróide e um bulbo de temperatura, capaz de operar em altitudes de até 50.000 pés e temperaturas de -60 °C a +40 °C.
Esses instrumentos são fundamentais para a segurança do voo, fornecendo ao piloto informações precisas sobre a velocidade, essenciais para manobras, subida e descida, além de evitar a ultrapassagem dos limites estruturais da aeronave.