Sistema Capacitor de Combustível
O sistema de medição de combustível tipo capacitor utiliza princípios eletrônicos para medir com precisão a quantidade de combustível nos tanques de aeronaves. Esse tipo de sistema se destaca pela exatidão, pois mede diretamente a capacitância, que varia conforme a quantidade de combustível.
Os principais componentes são: indicador, sonda do tanque, unidade ponte e amplificador. Nos sistemas mais modernos, a unidade ponte e o amplificador podem estar integrados em uma única unidade compacta. O indicador do sistema é um instrumento auto balanceado, equipado com motor, ponteiro e um circuito eletrônico que garante a exibição precisa do nível de combustível.
A capacitância depende da área e distância entre as placas do capacitor e do material dielétrico entre elas. No caso do tanque, o combustível atua como dielétrico. Quando o tanque está cheio, a capacitância é alta, pois o combustível tem uma constante dielétrica maior que a do ar. À medida que o combustível diminui, a presença de ar entre as placas reduz a capacitância.
As alterações na capacitância do tanque causam desequilíbrios no circuito ponte. Esse desequilíbrio gera um sinal de tensão, que é amplificado e utilizado para mover o ponteiro indicador, ajustando automaticamente a posição para refletir a quantidade correta de combustível. O sistema é sensível à fase, o que permite que o motor do indicador responda corretamente a variações de capacitância, garantindo leituras precisas mesmo com mudanças na atitude da aeronave ou distribuição do combustível.
O uso de múltiplas sondas em tanques de formas irregulares melhora ainda mais a precisão, minimizando os efeitos de inclinação do avião e movimentação do combustível.