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Sistema de Tacômetro Elétrico

O sistema de indicação elétrica em aeronaves, conhecido como sistema de tacômetro elétrico, monitora a rotação do motor utilizando um gerador acoplado ao motor que transmite sinais para um indicador. Este sistema consiste tipicamente em um gerador de corrente alternada (C.A.) de três fases, conectado ao motor da aeronave e eletricamente vinculado a um indicador instalado no painel de instrumentos. O funcionamento baseia-se no princípio de arrasto magnético, proporcionando uma medição precisa da rotação do motor.

O gerador de tacômetro transmite corrente alternada trifásica a um motor síncrono no indicador. A frequência dessa corrente é proporcional à velocidade de rotação do motor, permitindo que o instrumento apresente a rotação exata. Existem três tipos de geradores de tacômetro, diferenciados pelo método de montagem:

  • Flange plano: Possui uma blindagem projetada para fixação com quatro parafusos.
  • Porca rotativa: A porca de montagem gira em relação ao restante do gerador.
  • Porca fixa: A porca de montagem faz parte integral da estrutura, exigindo que todo o gerador seja girado para a fixação.

Além disso, o sistema pode ser configurado como tacômetro duplo, permitindo a medição simultânea da rotação de dois motores, utilizando ponteiros independentes em um único mostrador. Em helicópteros, versões especiais incluem um sincroscópio que monitora o deslizamento entre o motor principal e o rotor, essencial para evitar falhas operacionais durante o voo. Tacômetros duplos com sincroscópio são cruciais para segurança em situações de fricção desengajada ou velocidade excessiva do rotor.