Fontes de força giroscópica
Os instrumentos giroscópicos em aeronaves são acionados por sistemas de força que podem ser classificados em dois tipos principais: sistemas de vácuo (sucção) e sistemas elétricos. Dependendo da configuração da aeronave, todos os giroscópios podem ser operados por um único tipo de sistema ou por uma combinação de ambos. Nos casos de configuração mista, é comum que o sistema de vácuo alimente giroscópios responsáveis pela indicação de atitude e direção, enquanto os sistemas elétricos controlam o giroscópio do indicador de curva.
Os sistemas elétricos usados para o acionamento desses instrumentos podem utilizar tanto corrente alternada (CA) quanto corrente contínua (CC). Ambos os tipos de corrente são eficazes no fornecimento de energia para manter o funcionamento constante dos giroscópios durante o voo. A escolha entre vácuo e eletricidade, bem como entre os tipos de corrente, depende da arquitetura elétrica da aeronave e de suas necessidades operacionais.
Os sistemas de vácuo funcionam através da geração de uma pressão negativa que aciona o mecanismo do giroscópio, sendo uma solução amplamente utilizada devido à sua simplicidade e eficiência. Por outro lado, sistemas elétricos são preferidos em aeronaves mais modernas, pela maior confiabilidade e menor necessidade de manutenção contínua.