Sistema de Vácuo
O sistema de vácuo nas aeronaves desempenha a função essencial de alimentar giroinstrumentos, como o horizonte artificial e o indicador de direção. Este sistema opera pela sucção de ar atmosférico, direcionado contra as palhetas de um rotor, provocando sua rotação em alta velocidade, de forma similar ao funcionamento de uma roda d’água.
O ar atmosférico, após atravessar um filtro, movimenta as palhetas do rotor e é extraído da caixa do instrumento por uma linha de vácuo que o conduz até uma bomba ou venturi, de onde é descarregado para a atmosfera. A fonte de vácuo, seja ela uma bomba mecânica acionada pelo motor da aeronave ou um sistema venturi, gera a pressão negativa necessária para o correto funcionamento dos instrumentos giroscópicos.
O valor padrão do vácuo necessário situa-se entre 3,5 e 4,5 polegadas de mercúrio, sendo controlado por uma válvula de alívio que mantém a pressão dentro do limite adequado. Certos instrumentos, como os indicadores de curva, requerem menor sucção, o que é regulado por válvulas específicas na linha de alimentação. Este sistema garante estabilidade e precisão nos instrumentos cruciais para a navegação aérea, principalmente durante voos em condições meteorológicas adversas.