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As porcas de aeronaves são o segundo elemento chave em dispositivos de fixação. Tem rosca interna que tem de casar com a do parafuso com o mesmo diâmetro.

Porca comum

As porcas de aeronaves usadas em aviação são feitas em diversos formatos e tamanhos. São fabricadas com aço carbono banhado em cádmio, aço inoxidável, ou liga de alumínio 2024T anodizado; e pode ser obtida com rosca esquerda ou direita.

Não existem marcas de identificação ou letras nas porcas, elas podem ser identificadas pelas características metálicas, brilho ou cor de alumínio, bronze ou o encaixe, quando a porca for do tipo autofreno.

Tal como os elementos de ligação, também as porcas se podem considerar divididas em duas classes:

  • Fixas;
  • Removíveis.
Tipos de porcas de aeronaves utilizadas na Aeronáutica

Quanto à forma de fixação, as porcas removíveis podem ser:

  • Comuns
  • Auto-freno

Porcas Auto-freno

As porcas auto-freno dispõem de um dispositivo incorporado que, depois de instaladas, impedem o seu desaperto. O dispositivo pode ser de aço ou de material plástico.

Porcas auto-freno tipo “Boots”

É uma porca construída de uma só peça, inteiramente metálica, destinada a manter a fixação mesmo sob severa vibração.

Estas porcas podem ser desmontadas usando uma chave e reutilizadas sem perda da sua eficiência.

Porcas auto-freno

As duas seções são conectadas com uma mola, a qual faz parte integrante da porca.

A mola mantém as seções de frenagem e de suporte de carga a uma certa distância, de modo que os dois setores de fios de rosca fiquem defazados; ou seja, tão espaçado, que um parafuso sendo atarrachado através da seção de suporte de carga deve empurrar a seção de frenagem, de encontro a força da mola, para engrazar propriamente na rosca da seção de frenagem.

Somente com a aplicação de uma ferramenta a porca soltará o parafuso. A porca pode ser removida e reutilizada sem perder sua eficiência.

Porcas auto-freno de Aço Inoxidável

Este tipo de porcas pode facilmente ser montado à mão, uma vez, que a sua ação de freio só inicia quando a porca aperta na superfície a fixar.

A porca consiste de duas partes; o corpo, com um ressalto chanfrado para frenagem com chaveta e uma peça com rosca; um ressalto de frenagem, e uma ranhura de encaixe para a chaveta.

A porca pode ser girada facilmente no parafuso, porque a rosca da peça interna é da mesma medida.

Porca elastic stop

É uma porca padrão, com a altura aumentada, para acomodar um colar de fibra para frenagem. Este colar de fibra é bastante duro e resistente, não sendo afetado quando imerso em água quente ou fria, ou em solventes comuns como éter, tetracloreto de carbono, óleos ou gasolina.

Porca elastic stop

O colar não causa danos à rosca ou à camada protetora do parafuso.

Porcas mais comuns usadas em aeronaves

Porca Fixa (Prisioneira)

As porcas fixas também designadas por Porcas de chapa, são normalmente empregues em estruturas onde não existe acesso para a instalação de outro tipo de porcas ou onde não seja possível o posicionamento da respectiva ferramenta de aperto.

A fixação destas porcas pode ser feita através de rebites. Existem diversos tipos de porcas fixas, fabricadas de acordo com as diversas especificações técnicas, e com as características adequadas a cada aplicação.

Material de contrução

Materiais incluem aço carbono, ligas de aço, fibra etc.. Acabamentos são camada de cádmio quando em aço.

Vantagens do uso de porcas fixas de fibra: baixo peso, mais resistente a químicos e sem corrosão (corrosão galvânica).

Vamos alguns exemplos

Porcas Fixas Rebitadas (“Anchor Nuts” ou “Captive Nuts”):

Anchor Nut Plates: Porcas fixas são projetadas para aplicações de montagem cega (sem acesso do outro lado) onde é impraticável o uso de porcas sextavadas ou onde é desejável ter uma porca fixa para facilitar a manutenção.

Materiais incluem aço carbono e ligas de aço. Acabamentos são camada de cádmio.

Anchor Nuts
Captive Nuts (Floating Nut Plates)

Floating Nut Plates: São leves e usadas para instalar uma porca atrás de um painel. A porca flutuante permite um conjunto que não está perfeitamente alinhado.  

Os materiais são de aço carbono, liga de ferro e aço resistente à corrosão.

*Captive Nuts têm de ser fixadas com rebites de 3/32”.

Nos dois casos, a base do suporte de fixação da porca tem abas com diversas formas e furos para instalação dos elementos de fixação (rebites).

Porcas Fixas Rígidas (”Fixed nuts”)

Clip nut

Podem ser simplesmente encaixadas  nos bordos de um painel com furo chamadas também como prisioneiras de encaixe.

Clip nut

Nut plate blinda (ENCAPSULATED)

Esse tipo de porca prisioneira poussuiem Orings e podem ser usadas em aviões pressurizados até 9-10psi. Também usados na fixação das bombas aos tanques de combustível e outros trabalhos.

Nut plate blinda (ENCAPSULATED)

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