fbpx
Print Friendly, PDF & Email

Baixar em pdf este post aqui

Para ser piloto, mecânico de voo, comissário de voo, despachante operacional de voo e mecânico de manutenção aeronáutica é exigido alguns pré-requisitos como: concluir, com aproveitamento, um curso homologado pela ANAC, em uma entidade (escola) também homologada pela ANAC e ser aprovado na prova teórica da ANAC.

Vou mostrar aqui também como os simulados ajudam em muito na hora da prova da ANAC.

E vou disponibilizar provas da ANAC em PDF.

Irei focar aqui em mecânico de manutenção de aeronaves embora esse estudo e conteúdo seja aplicável para todo e qualquer tipo de prova.

Ser Mecânico de manutenção de aeronaves é uma das profissões mais importantes do mundo porque são os mecânicos que contribuem para que o transporte aéreo continue sendo o meio mais seguro do mundo.

Por que essas dicas são importantes?

Por que estudar para ANAC lendo a apostila é totalmente INEFICIENTE. São mais de 1100 páginas de conteúdo técnico, para resolver 60 perguntas e tendo que acertar no mínimo 42.

O que vou abordar aqui no post é exatamente isso, dicas para ser aprovado na prova teórica da ANAC.

Mostraremos estratégias de especialistas em testes profissionais e provas, para você estudar sozinho e ter um grande desempenho na aprendizagem para a prova da ANAC.

Você saberá quais são as dicas de pessoas que já foram aprovadas na prova da ANAC. Ninguém melhor para lhe ensinar do que alguém que já percorreu o caminho que você está percorrendo agora.

As dicas dadas aqui funcionam tanto para você que está começando a estudar, quanto para você que já estuda há certo tempo ou está buscando sua próxima certificação seja ela célula (CEL), motor (GMP) ou aviônicos (AVI).

A Primeira dica é: saiba o que é a prova da ANAC

A verdade é que a prova da ANAC NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS, com dedicação e foco você vai ver isso, como dizem: “os números não mentem”, então fizemos esse material com ajuda de profissionais e pessoas que foram aprovadas na banca com APENAS 2 semanas de estudo até alguns meses, então relaxe e mãos à obra.

Baixar em pdf este post aqui

COMO SE PREPARAR

O início da preparação para um teste é uma das partes mais difíceis de sua caminhada rumo à seu desenvolvimento profissional ou pessoal.

No começo, você talvez pense que basta ler as apostilas e você terá a sua aprovação na prova da ANAC em breve. Infelizmente, as coisas não são tão simples assim.

Você levará algum tempo, se você está começando agora, até conseguir entender assuntos técnicos relacionados a aviação e principalmente o que queremos mostrar aqui, como responder as perguntas da banca da ANAC que encontrará em sua prova, com calma e tranquilidade e seguraça.

Quando você começar a estudar, é preciso ter em mente que se trata de um grande projeto que pode durar 1 mês, 6 meses, 1 ano, 2 anos ou até 3 anos, dependendo de quando começou seu curso ou de quantas carteiras pretende conquistar.

Passar em testes e provas é como um jogo. Para ganhar, você precisa entender que não passa quem estuda mais, mas sim quem consegue aprender mais no tempo que tem livre para estudar.
Para vencer esse jogo, basta você conseguir colocar na sua memória todo o conteúdo que está previsto que vá cair na prova.

Dica: A melhor maneira de aprender todas as matérias não é estudar de forma exaustiva, e sim estudar com as estratégias e técnicas corretas para conseguir aprender o máximo, mesmo tendo pouco tempo disponível.

ESCOLHA BEM O MATERIAL

O material de estudo é a arma do estudante para enfrentar a prova ou teste. Esse material quer seja apostila ou livro você precisa seguir algumas regras básicas como: estar atualizado e revisado, conter exercícios, simulados, comentários de professores, etc.

Ainda é necessário entender qual é a sua melhor maneira de estudar: apostilas, PDF, videoaulas, simulados, livros, resumos, etc.

Eu não recomendo que você estude somente pela apostila da ANAC, pois a apostila explica sobre as matérias técnicas relacionadas a aviação mas não lhe ajudam a responder as perguntas com alternativas que podem confundi-lo na hora tão esperada, a hora da prova.

Uma das dicas mais importantes para quem deseja fazer a BANCA da ANAC é resolver simulados com perguntas que já caíram nas provas anteriores da ANAC.

Estudar por simulados é uma das formas mais didáticas de estudar, pois eles vão direto ao ponto.

Estudar por simulados em pdf clique aqui!

Estudar por simulados online clique aqui!

QUANDO COMEÇAR A ESTUDAR?

Aqui está a grande dica dos aprovados em provas anteriores. Estudar com antecedência é essencial!

Busque criar uma rotina de estudos em casa ou quando está indo trabalhar, no intervalo de almoço por exemplo, crie uma rotina de estudo. Organize-se e reserve um tempo do seu dia para estudar.

Dedicar-se um pouco todos os dias é bem melhor e mais eficiente do que ter que ler páginas e páginas um pouco antes da prova.

Uma dica importante para otimizar esse tempo é focar nos assuntos e disciplinas que você tem mais dificuldade, lendo mais sobre eles e tirando dúvidas.

Por exemplo se você estiver com dificuldade em eletricidade básica, você pode estudar a matéria e fazer simulados da matéria especifica e ver seu desempenho, faça isso quantas vezes for necessário.

“O problema não é a falta de tempo, mas de prioridade. Temos tempo para tudo que priorizamos.”

MOTIVAÇÃO

Resultado de imagem para motivation

A motivação é um dos principais fatores a serem priorizados no início da preparação para qualquer teste ou prova.

É normal que nos primeiros dias de estudo você consiga cumprir o seu cronograma sem muito problema.

No entanto, com o passar do tempo você vai começar a se sentir cansado, e é nesse momento que vai surgir a importância de estar motivado.

A dica é obter uma dose de motivação diária. Essa dose de motivação pode ser um depoimento de alguém que já foi aprovado, assistir a um vídeo sobre sua atividade que você pretende prestar ou até mesmo aqueles vídeos motivacionais do Youtube.

Então, o que você vai fazer é separar de 10 a 15 minutos (antes de estudar) para tomar a sua dose de motivação diária através de depoimentos ou vídeos.

Ver depoimentos de pessoas que passaram de primeira seguindo esses passos!

Imagine, vislumbre você sendo aprovado e o que essa aprovação vai proporcionar a você, as portas que se abrirão e você estará lá pronto e qualificado.

PENSAMENTO DE VENCEDOR

moditvação para banca da ANAC

No mundo dos testes profissionais e provas, existem dois tipos de pensamentos: um voltado para o fracasso e um voltado para o sucesso.

O pensamento do fracasso é aquele da pessoa imediatista. Ela acha que se fizer uma ou duas provas e não passar, nunca conseguirá.

Já o pensamento voltado para o sucesso é totalmente diferente. Ele tem a certeza de que uma hora a aprovação irá chegar, não importa quantos “tombos” leve durante a preparação.

Lembre-se que a sua aprovação começa dentro da sua cabeça e somente depois ela irá virar realidade. Você precisa acreditar em si mesmo e trabalhar duro para conquistar os seus sonhos.

ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

O pior erro que se pode cometer é estudar de forma desorganizada.
A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a se organizar para estudar é o seu Plano de Estudos para a aprovação.

Esse cronograma deve ser totalmente adaptado a sua realidade, a sua rotina, aos seus horários.

Aproveitando o tempo

A minha dica aqui é para você tentar encontrar “buracos de tempo” durante o seu dia. Se você tem uma hora de almoço, é provável que consiga estudar meia hora.

Se você perde uma ou duas horas com transporte, poderá ouvir áudio-aulas ou ler algum texto no ônibus ou fazer um simulado online. Uma pessoa que trabalha 8 horas por dia pode conseguir estudar, no mínimo, 4 horas por dia.

Tudo deve ser feito com base em teste e adaptação da sua rotina. Mas estudar de 2 a 4 matérias por dia é uma excelente estratégia, pois fazendo isso você consegue rever diversas disciplinas ainda na mesma semana, fazendo a revisão, que é tão fundamental no estudo.

TÉCNICAS DE ESTUDO

Para começar a falar sobre as melhores técnicas de estudo, vamos falar sobre a revisão e simulados, que tem um papel muito importante na sua jornada.

De nada adianta passar horas estudando um conteúdo e, após alguns dias, esquecer completamente o que foi estudado. Devemos usar, praticar o que estudamos.

1. SIMULADOS ONLINE

Pergunte como foi a rotina de estudo de algém que foi provado na banca da ANAC e provavelmente você vai ouvir a palavra SIMULADOS, por que?

Além de ótima fonte de estudos, isso ajuda o candidato a conhecer melhor a prova, além de se familiarizar com o estilo e a linguagem utilizada na prova.

Nós por exemplo do site HANGAR MMA possuimos em nosso banco, perguntas que já caíram na ANAC que abrangem mais de 2300 dos módulos BÁSICO, CÉLULAS, GMP E AVIÔNICOS.

DICA: é muito mais prático e vale o investimento.

Estudar através de um site online possibilita que separe o estudo por tópicos. Tendo um site desses à disposição você resolve uma bateria de questões a cada assunto.

A prática leva a perfeição, mas não basta apenas resolver, você deve explorar ao máximo cada questão, cada alternativa. Saiba por que acertou ou por que errou.

Simulado online para prova da ANAC

Site simulado online Clique Aqui!

2. REVISÃO

Você já deve ter ouvido falar sobre a curva do esquecimento do Hermann Ebbinghaus. Segundo a teoria, a nossa memória começa a perder as informações armazenadas conforme o tempo vai passando.

Então, digamos que hoje você estude 2 horas. Segundo a curva do esquecimento, amanhã a sua memória terá perdido 50% das informações que foram absorvidas no dia de hoje.

E se você ficar mais dias, semanas ou meses sem revisar o que estudou, a curva do esquecimento poderá chegar a 90% ou até mesmo 100% do conteúdo esquecido. Já imaginou você perder todo o conhecimento que adquiriu apenas por não ter feito as revisões nos momentos certos?

O grande problema é que poucos estudantes sabem em quais momentos devem revisar para conseguir manter o conteúdo na memória de longa duração. É essa memória que você vai acessar no dia da prova para conseguir responder as questões.

Então, como fazer?

Simples, assim que terminar de estudar lance na sua tabela de estudos as datas das revisões que deverão ser feitas daquele conteúdo. Mas qual o período entre uma revisão e outra?
O espaço entre as revisões deve seguir a sequência abaixo:

  • 1ª revisão: no dia seguinte
  • 2ª revisão: uma semana após a 1ª revisão
  • 3ª revisão: 15 dias após a 2ª revisão
  • Revisões seguintes: a cada 30 dias, até o dia da

Pode parecer perda de tempo tantas revisões, mas à medida que você avança, o tempo que leva para concluí-las é cada vez menor.

Para você ter uma ideia, o tempo que devemos levar para revisar um conteúdo que você levou 1h para aprender é de 10 min. Então, a lógica é manter essas revisões rápidas e frequentes periodicamente.

3. RELER

Algumas pessoas são adeptas das canetas marca texto, mas para usar esse método, deve-se marcar somente palavras chaves que o façam relembrar o conteúdo. Lembre-se, o que importa é a qualidade não a quantidade de palavras.

4. RESUMO

Há pessoas que só conseguem memorizar o conteúdo se escreverem sobre ele. Isso é muito bom, a familiaridade com a sua letra e seu jeito ajudam a estimular a memória, mas lembre-se: resumo é resumido.

Parece redundante? Redundante será você reescrever tudo que está na apostila ou livro. Anote os principais pontos, seja conciso e claro; escreva o máximo com o número menor de palavras possíveis.

O resumo deve ser no máximo de uma página para cada 10 páginas lidas.

5. PALAVRAS-CHAVE

Essa metodologia consiste em definir cada parágrafo com 2 ou 3 palavras-chave, e essas palavras terão que ser capazes de estimular sua memória a lembrar do conteúdo. Funciona bem com pessoas criativas, que fazem rápidas conexões.

6. FICHAS E MAPAS MENTAIS

  • São práticos, podem ser levados a qualquer lugar
  • Permite revisar uma grande quantidade de conteúdo em pouco tempo
  • Estimulam os dois lados do cérebro, o lado lógico e o lado criativo; permitindo que você tenha duas vias de acesso ao conteúdo.

As fichas e os mapas são esquemas montados a partir de uma palavra-chave, e dela você desenvolve o conteúdo, pode inclusive fazer desenhos, símbolos para ajudar a lembrar o conteúdo, mas lembre-se: menos é mais.

Faça muitas fichas com pouco conteúdo, não polua o visual da ficha, assim ficará difícil algo se destacar aos seus olhos.

7. VÍDEOS

POR QUE OS VÍDEOS SÃO IMPORTANTES NA APRENDIZAGEM?

A influência dos vídeos digitais em nossa cultura cotidiana é inegável. Os sites de compartilhamento de vídeos on-line, como YouTube, Vimeo e Metacafe, contam com uma audiência mensal de milhões de pessoas.

Com os vídeos digitais continuando a ganhar popularidade, parece natural que essa plataforma familiar e difundida se estenda ao ambiente educacional.

Por que vídeos explicativos + simulados são tão importantes para aprender mais rápido?

Mídias diferentes

Se recebermos informações no nosso cérebro de formas diferentes ativamos áreas diferentes de nosso cérebro e quanto mais áreas diferentes nos estimularmos mais rápido nosso cérebro aprende.

Por exemplo, se estamos lendo sobre teoria de voo e depois nós assistimos uma vídeo aula sobre essa matéria e na sequência realizamos um questionário ou simulado, ativamos partes diferente do cérebro com leitura, visualização, audição e perguntas.

Essa é uma dica simples de estudar sem ficar entediado e tentando decorar, para gravar a matéria com mais facilidade. Combine leitura, vídeo, áudio e perguntas.

Outras dicas para ativar outras partes do cérebro e fazer resumos ou tentar explicar para outra pessoa o que aprendeu tornando seu estudo interessante e estimulante.

O uso de vídeos permite um processamento mais eficiente e um recall de memória. A natureza visual e auditiva dos vídeos atrai um público amplo e permite que cada usuário processe as informações de maneira natural para elas.

“O mundo está dividido entre pessoas que fazem coisas e pessoas que ganham os créditos. Tente, se você puder, pertencer à primeira categoria. Tem muito menos competição.” (Dwight Morrow).

DICA DE QUEM JÁ FOI APROVADO

ATENÇÃO

Durante a prova, preste atenção a todos os detalhes e leia a pergunta com atenção.
A ANAC é conhecida por utilizar pegadinhas nas questões, isso justamente para testar a sua atenção e concentração.

Além disso, algumas perguntas tratam sobre situações práticas do dia a dia do mecânico, como fazendo uma tarefa ou tomando uma decisão e podem ser respondidas ao se imaginar a situação descrita e como você faria.

Por fim, antes de confirmar a resposta no computador, revise-as para evitar erros bobos!

NÃO DESPERDICE TEMPO E ENERGIA!

Durante a prova leia atentamente as PERGUNTAS, mas não fique em uma só tentando resolver, não sabe aquela ali agora? Passe para a próxima, em outras palavras, vá para as fáceis primeiro e depois você volta nas que tem dificuldade.

CONTROLE A ANSIEDADE ANTES DA PROVA

Um pouco de ansiedade, nervosismo, são normais mas tenha cuidado pois são considerados prejudiciais ao bom desempenho em exames de processos seletivos.

Uma dica interessante é que você utilize da respiração a seu favor. Inspire calmamente e de forma regular antes e durante a prova. Tente evitar pensamentos negativos e fique tranquilo pois você se preparou e estudou para a prova.

Dica de estudo para banca da ANAC

Baixar em pdf este post aqui

Manual do Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

115 Questões AERODINÂMICA ANAC Grátis!

Banca Mecânico de aeronaves!

Banca Mecânico de aeronaves!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =


  1. Olá amigo,preciso muito de sua ajuda para tirar minhas habilitações em gmp e cel.
    Fiz meus cursos há muito tempo,e não lembro de muita coisa.
    Agradeço o retorno.