Sistema de Vácuo

Sistema de Vácuo

O sistema de vácuo em aeronaves utiliza uma bomba acionada pelo motor para gerar sucção necessária ao funcionamento de instrumentos giroscópicos, como o indicador de atitude e direção. A capacidade da bomba varia conforme o número de giroscópios operados, podendo atingir até 10 polegadas de mercúrio em motores que operam acima de 1.000 rpm.

O ar e o óleo provenientes da bomba de vácuo são separados por um separador de ar e óleo, onde o óleo retorna ao motor e o ar é expelido. A válvula de alívio de sucção regula a pressão ideal nas linhas dos instrumentos, liberando o excesso para a atmosfera, enquanto a válvula de alívio de pressão impede danos em caso de fluxo reverso.

A válvula unidirecional protege os instrumentos contra danos causados por retrocessos de fluxo do motor. Em aeronaves multimotoras, há uma válvula seletora que permite selecionar a bomba de outro motor caso uma delas falhe. Instrumentos que requerem menor sucção, como o “turn and bank”, utilizam uma válvula restritora que reduz a pressão pela metade.

O sistema conta com filtros de ar para remover impurezas. Quando obstruídos, podem causar leituras incorretas no indicador de sucção, que monitora a diferença de pressão entre a cabine e o sistema de vácuo, garantindo que os giroscópios funcionem dentro da faixa ideal de 4,6 a 5 polegadas de mercúrio. Em algumas aeronaves, o piloto pode usar uma válvula seletora para verificar a pressão em diferentes pontos do sistema.