O giroscópio de atitude acionado por vácuo utiliza ar succionado por uma bomba de vácuo ou venturi para manter a rotação constante do rotor, essencial para a estabilização e precisão das indicações de atitude da aeronave em relação ao horizonte. O ar passa por orifícios direcionados que impulsionam as palhetas do rotor, garantindo sua rotação em alta velocidade. Quando forças externas inclinam o rotor, palhetas pendulares ajustam automaticamente a abertura dos orifícios, equilibrando o fluxo de ar e criando uma força de precessão corretiva que devolve o giroscópio à sua posição vertical.
Os limites de operação do sistema são definidos pelo fabricante e, ao serem ultrapassados, o giro pode colapsar, comprometendo a navegação por instrumentos. Para emergências, o sistema inclui o mecanismo “cage”, que permite ao piloto reajustar manualmente a posição do rotor, restaurando o funcionamento após manobras bruscas ou falhas na bomba de vácuo.
A simplicidade, durabilidade e independência de fontes elétricas tornam este tipo de giroscópio uma escolha confiável em aeronaves de pequeno e médio porte. Contudo, seu desempenho depende de uma fonte de sucção contínua, que pode ser interrompida em caso de falha da bomba de vácuo, exigindo atenção constante durante o voo.